Não são só alunos e adolescentes que sofrem na escola ou na rua do “fenômeno” (se é que podemos chamar assim) bullying. O termo, que significa violência física ou psicológica praticado por uma ou mais pessoas com a intenção de intimidar, vem ganhando outros terrenos.
Depois que estudamos, crescemos e chegamos ao mercado de trabalho, o “bullying corporativo” parece estar tomando conta das organizações de maneira informal e sorrateira.
Embora os gestores nunca irão admitir, esse comportamento está presente em nosso dia a dia à medida que um chefe chama sua atenção na frente de todos os colegas e o desqualifica como incompetente, burro entre outras palavras até mais duras e de baixo calão. Assim também ocorre quando um colega ou panelinhas formadas pela empresa começam a fazer oposições a outros colegas.
Liderança autoritária, um terreno fértil
Em alguns casos, a cultura organizacional contribui para a ocorrência da falta de respeito com o colega como algo normal, aceitável. Para o professor da ESPM e consultor Paulo Vieira de Campos, é um tipo de cultura onde a falta de confiança permeia as relações interpessoais. “Também pode acontecer quando a liderança é extremamente autoritária e as ´promoções e reconhecimentos` acontecem mais devido aos profissionais que tratam o ´feitor` ou falso gestor como uma presença incontestável”, avalia.
De acordo com Campos, mestre em Psicologia da Educação, o ambiente da organização deve-se em grande parte pela forma como o líder permeia as relações. Isto é, se você tem um ambiente democrático, de troca de ideias, o modo como as pessoas se relacionam será mais propício ao diálogo eu ao respeito. Do contrário, será uma guerrilha corporativa. “As pessoas podem esquecer o que você falou, mas não vão esquecer a forma como você a tratou”, avisa.
Efeitos sobre a equipe
Tudo que se realiza no mundo das relações interpessoais de modo negativo afeta a produtividade, a interação e a motivação da equipe. Paulo Vieira de Campos, que possui o blog Mochileiro Corporativo no portal da revista Você S/A, explica que a liderança motivada pela promessa ou ameaça só possui equipe comprometida a curto prazo. “A prioridade dessas pessoas é entregar a qualquer preço e não há investimento no desenvolvimento e no conhecimento sobre as pessoas com quem eu passo boa parte do dia”, observa.
O verdadeiro líder
Para evitar o clima em que um culpa o outro e ninguém se responsabiliza por nada, pelo trabalho baseado no medo, na injúria e na fofoca, o exemplo do chefe é fundamental, já que os subordinados acabam replicando esse comportamento.
Já atuei em uma organização em que o chefe batia na mesa, fazendo valer suas opiniões pelo medo, pela persuasão negativa, onde não há vozes discutindo ou debatendo a melhoria da empresa pelo simples fato de que o debate de ideias, geralmente diferentes, mas extremamente salutares para o crescimento, era proibido. Não proibido explicitamente, mas por atitudes, atos, expressão corporal.
Campos também acredita que o líder genuíno precisa se interessar por pessoas. Segundo ele, o papel da liderança é desenvolver pessoas, ser um agente de mudança e comunicar as estratégias e as ações do dia a dia da empresa. “A liderança precisa pedir e dar feedback com frequência, entender que a delegação é a base para o desenvolvimento, pois permite uma certa autonomia e uso dos pontos fortes dos liderados”, assinala.
curtas
* A Abrasel-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná) inaugura hoje restaurante-escola para capacitação da mão de obra, com cursos de reciclagem para garçons, manipuladores de alimentos e gestores. O local também vai servir para treinamentos do setor de bares e restaurantes para a Copa de 2014, através do programa Bem Receber Copa. Informações: (41) 3029-4244.
* Amanhã e quinta-feira acontece em Curitiba o 2º Fórum Brasileiro de Coaching Executivo e Empresarial, organizado pela Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial (Abracem). A Diretora da ZHZ Consultores, Arlete Zagonel, vai realizar a palestra ” O Coach e o Processo de Coaching”. Informações: (41) 9900-1556 ou foco@abracem.org.br
* Pesquisadores de várias partes do mundo, incluindo China, Japão, Canadá, Itália, estados Unidos, assim como cientistas brasileiros, reúnem-se no dia 5 a 8 de outubro no Cietep. Juntos, participam do 4o Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos, trazendo novidades que estarão no futuro no mercado. Informações: www.icbf2010.com
* De 5 a 7 de outubro acontece a 10a Feira de Gestão da FAE, com grandes nomes do mundo corporativo. Inscrições: www.fae.edu/feiradegestao
* Novo portal HSM com muitas entrevistas e notícias sobre o mundo corporativo. Acesse: www.hsm.com.br
FRASE
“Nenhum homem tem o dever de ser rico, grande ou sábio, mas todos têm o dever de serem honrados”.
Rudyard Kipling