Uma das frases que carrego comigo é a da irmã Paulina, dizia algo como quando penso que não posso mais, eu me desafio e vejo que posso mais. No começo de cada ano, as pessoas que não puderam sair de férias por algum motivo devem estar ainda com a pilha descarregada mesmo com o novo ano, mas o interessante é que se pode ir além do que se imaginaria.
Não há segredos ou fórmulas para se desafiar diariamente. Cada profissional tem uma maneira de se reinventar para enfrentar um longo dia de trabalho. Nas semanas de recesso que tirei entre Natal e Ano Novo, redescobri como aprecio uma boa e revigorante caminhada. Vencida a preguiça, passei a  adotar essa prática novamente. Assim como eu, muitas pessoas deixam de lado práticas prazerosas e que fazem bem apenas alegando falta de tempo, cansaço ou outras desculpas de autossabotagem.

Resoluções
Entra ano, sai ano e reparo sempre que as resoluções e promessas que fazemos não resistem ao primeiro mês. Isso quer dizer que, provavelmente os seus pedidos da virada, quando comia cada uma das 12 uvas, não vão chegar a fevereiro.
Para que você consiga chegar a 31 de dezembro de 2011 vendo transformações realizadas ao longo do ano, é preciso deixar de lado as promessas inalcançáveis do tipo correr a São Silvestre para quem não dá uma volta na quadra. Portanto, a primeira coisa a fazer neste ano para si – e ainda dá tempo – é planejar a própria vida, começando com resoluções que podem ser facilmente cumpridas.
Divida as prioridades entre as metas fáceis, médias e difíceis e trabalhe dia após dia para que seja bem-sucedido.

Zona de conforto
A tendência do ser humano contra a qual devemos lutar é a temida zona de conforto. A gente se acomoda com situações que não nos satisfazem, seja no trabalho ou na vida pessoal. Na profissão, a acomodação do salário no final do mês pode desestimular um bom profissional a abrir um negócio próprio. Na vida a dois, conflitos mal resolvidos costumam se acumular e o diálogo, nesses casos, inexiste. O resultado pode ser um relacionamento que vai sendo ‘empurrado com a barriga’.
Portanto, as lições de planejamento estratégico podem valer ouro se levadas aos campos pessoal e profissional. Por isso, analise o cenário, o ambiente interno seu e da sua profissão, implante um plano para você visualizar as ameaças e oportunidades e siga com seus planos de ação. Do começo ao fim do ano, reavaliando o que fez ou deixou de fazer pelo menos a cada três meses.

Mudar é bom,
saudável e necessário
Como possuímos a tendência ao conforto, é importante nos impor mudanças. Chico Xavier costumava contar que até um pontapé nos impulsiona para frente. Assim, o que pode ser uma situação desfavorável pode ser encarado sob um novo ponto de vista. Acredito – e já presenciei isso – que Deus mostra os caminhos a trilhar, mas muitas vezes não damos muita atenção ao nosso interior, à intuição que é própria de cada um de nós.
Um simples gesto de doar roupas que estão fazendo aniversário no armário ou se livrar da agenda de 2007 (isso vale para mim, que coleciono agendas!) é uma forma de mudar, avançar. E isso vai ganhando progressão. Aos poucos, você estará adotando uma vida mais saudável, vai conseguir subir escadas ao invés de pegar o confortável elevador, vai fazer um novo curso, aprender uma língua, marcar encontros com colegas e amigos.

CURTAS

* O IEL possui diversas vagas de estágio. Estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharias são os mais procurados pelas empresas. Uma novidade é o estágio para universitários da área de Educação. Informações: www.ielpr.org.br.

* O presidente do Conselho Fiscal do HUMSOL (Instituto Humanista de Desenvolvimento Social), Jurandir Rodrigues de Oliveira, assumiu a diretoria de Gestão de Riscos da Agência de Fomento do Paraná S/A. Quem também assume a Biblioteca Pública do Paraná é o colega jornalista Rogério Pereira. Parabéns a todos e bom trabalho.

* A Risotolândia contrata para início imediato cozinheiras, auxiliares de cozinha, motoristas e auxiliares de motoristas. Informações: (41) 3641-3016.

* A Abrasel-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná) deu início nesta segunda-feira a duas turmas do Programa Bem Receber Copa, com objetivo de capacitar a mão de obra para o Mundial de 2014. Informe-se sobre novas turmas: (41) 3029-4244.

FRASE
Concentre-se mais em seu desejo do que na sua dúvida e o sonho cuidará de si próprio. Você pode se surpreender de quão facilmente isso acontece. Suas dúvidas não são tão poderosas como seus desejos, a menos que você as torne assim
Marcia Wieder, consultora norte-americana.