Através da minha atuação como headhunter em São Paulo e região Sul há mais de 22 anos, dos quais dez com escritório em Curitiba, posso afirmar que o mercado de contratação de profissionais de um modo geral, em particular gerentes e executivos, no Paraná atingiu maturidade e alcançou autossuficiência. Tudo isso graças a vários fatores, em especial, o intensivo processo de industrialização ocorrido no Paraná nos últimos 15 anos, provocando uma revolução no mercado de trabalho local.
Indústria automobilística intensificou profissionalização
Para Eloi Zanetti, empresário da área de comunicação e sócio da Zanetti & Associados, o processo de industrialização automobilística no Estado, quando implantado, com as montadores e seus fornecedores gerou, sim, muitos empregos, só que os da alta gerência e diretoria vieram quase todos de fora. Segundo Eloi, que é curitibano e com clientes e experiências em várias regiões do Brasil, as pessoas, na época, estavam mal acostumadas em conseguir bons cargos nos setores públicos e nas empresas familiares pelo processo do quem indica. Eloi relembra: Era comum as famílias mais tradicionais conseguirem colocação para seus jovens desta maneira. Para Eloi, que foi diretor de marketing do O Boticário e Bamerindus, a profissionalização chegou e este pessoal não estava bem preparado. Hoje, é preciso mostrar competência para conseguir um bom lugar. A velha indicação política já não vale mais, comenta.
Cidades-pólo no Paraná atraem negócios e talentos
Para Luis Gameiro, diretor executivo da Trade Energy, empresa que atua na comercialização de energia, algumas cidades do Paraná, e especialmente Curitiba, são hoje cidades cosmopolitas. Segundo Gameiro, que é natural do Rio Grande do Sul e reúne experiências adquiridas no exterior,e há vários anos morando no Paraná, pessoas do mundo inteiro, e de outras Unidades da Federação, escolheram essas cidades atraídas pelo processo de industrialização, possibilitando a formação de mão de obra altamente qualificada, e também executivos de primeira linha, finaliza.
Retorno de talentos paranaenses
Para Simone Oliveira, gestora de RH da Cesumar-Centro Universitário de Maringá, na minha experiência considero que está ocorrendo uma revolução no mercado de trabalho, possibilitando o retorno muitos executivos paranaenses às suas origens. Simone relembra: Durante algum tempo os profissionais daqui migravam para centros maiores em busca de salários altos, grandes empresas e novos desafios. E muitas vezes as empresas, quando necessitavam contratar executivos, havia necessidade de buscar em outros Estados ,como no eixo São Paulo-Rio. Simone vai mais longe, para ela O Paraná sempre foi fornecedor de mão de obra de ótimo nível para todo o Brasil, principalmente, para cargos de gestão.
Mão de obra local em todos os níveis hierárquicos
Para Marcos Roberto de Souza, diretor executivo da NZN, empresa de tecnologia com atuação no segmento de construção e operação de websites para internet, mesmo neste cenário altamente competitivo do universo de empresas de tecnologia, onde o Paraná não detinha tradição até poucos anos atrás, notamos com grata surpresa que Curitiba e Estado demonstram serem ótimos celeiros de talentos para cargos de todos os níveis. Marcos, que é natural de Curitiba e passou por experiências no exterior,além de São Paulo e Santa Catarina, ressalta que até o momento não sentimos necessidade de trazer profissionais de fora do Estado para condução dos processos seletivos e preenchimento dos cargos gerenciais e executivos”. Tanto Marcos Roberto como Luis Gameiro destacam a importância de saber encontrar os talentos com o apoio de consultoria especializada.
Curtas
*O Porto Itapoá procura com urgência um Analista Pleno de Remuneração. Para tanto, profissionais interessados em para fazer parte de uma estrutura organizacional de primeiro mundo no segmento de logística-portuária, além de reunir experiência na função, devem enviar currículos para: ilcilene.oliveira@portoitapoa.com.br
*A Microsoft Brasil e a Escola de Negócios da Universidade Positivo lançam nesta terça-feira, dia 21, o primeiro MBA Executivo em Gestão da Tecnologia da Informação para profissionais sêniores. É uma parceria inédita que visa ofertar ao mercado brasileiro de TI profissionais qualificados. O curso é voltado para líderes, gestores ou futuros gestores de TI e contará com a experiência e a qualificação dos profissionais da Microsoft no corpo docente. Informações: (41) 3317 3093 ou www.up.com.br
*No próximo domingo, dia 26 de junho, serão realizados oito cursos para profissionais da saúde durante o 38o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, que tem início a partir de segunda-feira com palestras, mesas-redondas e painéis, trazendo a Curitiba conferencistas nacionais e do exterior. Informações: (62) 3214-1005 ou secretaria@ qeeventos.com.br
Frase:
Não se preocupe em apenas ser melhor do que seus contemporâneos ou antecessores. Tente ser melhor que a si mesmo.”
(William Faulkner)