
Nesse dia 23 de abril o Teatro Lala Schneider completa 26 anos. A data é emblemática por muitas razões. Foi num dia 23 de abril que nasceram William Shakespeare, Miguel de Cervantes e a própria Lala Schneider, primeira dama do teatro paranaense e que empresta seu nome ao espaço cultural fundado em abril de 1994. Consolidado com o primeiro teatro particular do Paraná, o Lala já é parte viva da cena cultural de Curitiba e um dos mais lembrados pelos curitibanos quando o assunto é cultura e entretenimento. Nos últimos 26 anos, muitas emoções foram vividas. Não só boas, mas amargas também. Amargas mas que, contudo, foram essenciais para o amadurecimento e para o fortalecimento do sentimento de que há uma missão a ser cumprida. Hoje, uma nova dificuldade se mostra: o adiamento das temporadas dos espetáculos em razão da pandemia ocasionada pela Covid-19. Assim como tantos outros espaços culturais e eventos ligados à arte, o Lala também se viu obrigado a fechar suas portas temporariamente até que tudo volte ao normal. Para atravessar a crise, o Lala criou uma alternativa que contará com a sensibilidade e colaboração de seu público tão fiel. Dentro da plataforma Tktfy é disponibilizado um Voucher para que o público possa antecipar a compra de seus ingressos para os futuros espetáculos do Lala. O usuário do sistema pagará 30 reais pelo Voucher e ganhará 10 reais de bônus para a compra de um segundo ingresso na bilheteria, quando a programação voltar ao normal. Ou seja, o público poderá adquirir seus vouchers agora e trocar pela peça de sua preferência tão logo as temporadas forem retomadas. Os vouchers serão válidos até o final de 2020 e podem ser adquiridos no site www.tktfy.com.br/teatro-lala-schneider.
Os impactos do Coronavírus no cinema
É indiscutível que o Coronavírus abalou as estruturas de toda a economia global. Assim como em todas as áreas, o setor de entretenimento foi amplamente afetado. Pela primeira vez em décadas, estúdios e grandes emissoras adiaram gravações, estreias de filmes foram canceladas, cinemas foram fechados e a classe artística teme o futuro. Como exemplos, Carolla Parmejano e Gui Agustini, que atuaram no filme “Solteira Quase Surtando”, lançado em 12 de março, dias antes do fechamento dos cinemas no Brasil. A contraponto, o exemplo de Thales Corrêa, que acaba de lançar seu primeiro longa-metragem, “Nos Becos de São Francisco” no Now, serviço on demand da NET, e acompanha o lado positivo do aumento do consumo das plataformas de streaming, mas que também sente os impactos em seus outros trabalhos. Para Gui, o principal sentimento em relação ao filme recém-lançado é a frustração, “uma pena ver o nosso filme ter a má sorte de coincidir com esta pandemia”, diz. Porém assim como Carolla, concorda que o momento é para ter o pensamento positivo e buscar alternativas: “temos que aceitar o que está acontecendo e fazer o que está sobre o nosso controle”, afirma. Carolla diz ainda que atitudes estão sendo tomadas e esse é o primeiro passo, “não fiquei triste, mas foquei no que poderia ser feito para que os telespectadores pudessem realmente ver o filme. Estamos em reuniões constante com canais como Netflix, HBO ou a FoxBrazil”. Ambos afirmam que não haverá uma nova agenda de estreia para o filme até o momento. Já para Thales, os impactos foram maiores na publicidade: “O filme (Nos Becos de São Francisco) é afetado em termos de novos parceiros, estratégias de divulgação. Estes trabalhos estão pausados no momento”. Ele também prevê efeitos positivos por meio do streaming. “Como certeza os serviços de streaming vão ser mais acessados. A maior vantagem é para pessoas que estão chegando no circuito, como eu. Muita gente está procurando coisa nova pra assistir, mais pessoas estão interessadas em descobrir coisas novas. E é aí que Nos Becos de São Francisco se encaixa”, reflete. O maior consenso entre os três artistas é o medo do futuro.
Porém, apesar das previsões, estão otimistas quanto a todas as transformações que esta pausa abrupta e dramática pode causar. “Temos que cuidar da saúde do mundo agora. Com força, saúde e amor tudo pode não só voltar ao normal, como podemos melhorar muito a nossa arte” diz Carolla. Gui segue no mesmo raciocínio e afirma que o mundo superará essa situação. Thales frisa que tem a esperança de que no futuro, o período de quarentena vivido, onde as relações tornaram-se majoritariamente on-line e os serviços de streaming se sobrepuseram aos cinemas, faça com que as pessoas tornem a valorizar situações mais cotidianas: “É interessante observar uma crise dessas na era das redes sociais onde somos forçados a manter distância social. Espero que quando tudo isso passar, as pessoas saibam valorizar uma conversa com o vizinho, um cinema lotado, um cafezinho com um amigo, aquela torcida exclamando nos estádios, ou um respiro fundo de uma segunda-feira. Enfim, a vida como ela é”, finaliza.
Cosméticos veganos e naturais em todo Brasil
Sabonetes naturais e vegetais com argila e óleos essenciais, xampu em barra low poo 100% naturais (sem embalagem) para todo tipo de cabelo, condicionador sólido, sabonetes variados de frutas, sais de banho, máscaras faciais, séruns hidratantes e anti-idade, e produtos para spa. Esses são apenas alguns dos itens da curitibana NESH, marca de cosméticos veganos que acaba de inaugurar sua loja virtual. O e-commerce da marca entra no ar com mais de 70 itens, entre opções para corpo, rosto, cabelo, casa, saboaria, home spa e óleos essenciais. A marca, que já possui uma loja física na cidade de Curitiba, estreia a plataforma de venda pela internet em um momento que a necessidade de distanciamento social transformou as compras virtuais na principal alternativa para o consumidor. Um dos grandes destaques para esse momento da NESH é a linha de óleos essenciais que podem ser usados nos difusores de aromas da marca, para incluir na rotina as propriedades proporcionadas pelo poder botânico como aumentar a imunidade e limpar o ar do ambiente. Vale destacar que a marca tem uma vasta linha de saboaria artesanal, com sabonetes específicos para cada necessidade. Para os cabelos, a marca traz xampu low Poo e condicionador sólido, sem componentes químicos, com fórmulas ricas em óleos essenciais, vegetais e manteigas naturais para cada tipo de cabelo. Já os cosméticos com ativos naturais são divididos em coleções especiais, que trazem hidratantes, difusores, sprays de ambientes, óleos corporais, esfoliantes, desodorantes naturais e uma linha vasta para spa e corpo. A Linha Fonte da Juventude além de vegana é 100% natural, e traz Sérum Biohidratante, Máscara Facial de Argila Verde, Água Micelar Bifásica e Geleia Esfoliante. Já a Linha Life Namastê também 100% natural e vegana é composta por Sabonete Líquido, Hidratante Corporal, Esfoliante, Splash Corporal, Máscara de Argila Preta e Home Spray. Disponível em versões para desktop e mobile, a plataforma de e-commerce da NESH oferece 10% de desconto na primeira compra e frete grátis em compras acima de R$ 150 para os Estados do Paraná e São Paulo. Os produtos da NESH estão disponíveis no site www.neshstore.com.br, com entrega em todo Brasil. Mais informações e dicas no perfil oficial da marca no Instagram (@nesh.eco.cosmeticos).