TEATRO
DICAS PARA O FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA Vem aí o Festival de Teatro de Curitiba, uma verdadeira maratona de espetáculos nos mais diversos lugares e horários. Para ajudar você a selecionar os espetáculos mais interessantes, a Coluna do Fiani traz hoje 13 dicas, sendo 3 da Mostra Oficial e 10 da Mostra Fringe. Confira e programe-se: |
MOSTRA OFICIAL
COLÔNIA CECÍLIA Esse texto premiado de Renata Pallottini conta a história da única experiência anarquista realizada no Brasil e que ocorreu na cidade de Palmeira Paraná, onde, em 1890, um pouco mais de cem imigrantes italianos dirigiram-se em busca de terras concedidas pelo Império brasileiro. O que diferenciou esta leva de colonos europeus, dentre centenas de outras, foi o sistema político adotado por estes, o anarquismo. Dias 22 e 23/03 às 20h30 no Guairinha
SASSARICANDO Musical que traça uma crônica da vida e dos costumes da cidade do Rio de Janeiro, com o humor e a malícia das marchinhas de Carnaval de Noel Rosa, Lamartine Babo, Haroldo Barbosa e João de Barro, o Braguinha. Dividido em dez temas distintos, o musical aborda assuntos como o comportamento da época, gastronomia, relações amorosas e até preconceito. Dias 26 e 27/03 às 20h30 no Guairão
A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA Versão para o teatro da última novela que compõe Sagarana, de João Guimarães Rosa, narra a trajetória de Matraga, homem violento que maltratava mulher e filhas, e que após uma emboscada da qual é vítima, transforma-se em um devotado penitente. O conflito entre o bem e o mal, o acaso, os milagres são alguns dos elementos explorados na montagem. Dias 27 e 28/03 às 20h30 no Teatro da Reitoria.
MOSTRA FRINGE
DON JUAN Clássico no qual Molière discorre sobre as conquistas amorosas de um devasso. Ironia, sarcasmo e senso de humor, ganham sabor contemporâneo através da estética, inspirada na obra do artista plástico Romero Britto, e da discussão sobre valores morais e éticos na vida e no teatro. Dias 27, 28 e 29/03 às 21 horas e dias 30 e 31 às 23 horas no Teatro Fernanda Montenegro.
WERTHER A história de uma paixão literalmente devastadora. Neste belíssimo monólogo epistolar, Goethe fundou as bases do Romantismo. A adaptação de Paulo Venturelli sobre a obra é um romance de uma alma, uma história interior. Espetáculo estreou no FTC do ano passado e obteve grande repercussão. Concorre durante o FTC/2007 ao Troféu Gralha Azul de Melhor Espetáculo do Ano e Ator Revelação de 2006. Dias 26 e 27/03 às 21h – Teatro José Maria Santos.
NEM FREUD EXPLICA Em cartaz há sete anos, o espetáculo brinca com as terapias tradicionais e as relações entre pacientes e analistas, contando a história de Frederico, homem atormentado por um problema incomum: todos que olham para ele morrem de rir. Dia 30/03 às 20h e dias 31/03 1º/04 às 21h – Teatro Fernanda Montenegro.
O VAMPIRO CONTRA CURITIBA O universo da Curitiba de Dalton Trevisan é proposto através de trechos de 18 contos escolhidos pelo próprio autor. Drama, erotismo, comédia e tragédia são visitados a partir de personagens marcantes criados por Trevisan. Dias 24 e 25/03 às 21h – Teatro Lala Schneider.
QUANDO OS MENINOS AMAM O espetáculo fala de homens, mulheres, meninos, desejos e anjos com o intuito de promover uma reflexão sobre o amor e a percepção do mesmo durante as várias fases da vida de um ser humano. Dias 29, 30 e 31/03 e 01/04 sempre às 21h – Teatro Edson D´Ávila
AS 9 PARTES DO DESEJO Monólogo escrito pela iraquiana-americana Heather Raffo, fruto de intensa pesquisa, coloca em cena, nove mulheres Iraquianas, e suas opiniões emoções e atitudes mais íntimas perante a guerra e o amor nos dias de hoje. Um show de interpretação de Clarisse Abujamra. Dias: 28 às 22h; 29 às 12h; 30 às 22h e 31 às 12h – Teatro José Maria Santos
CORAÇÃO DE GÁS NÉON Belíssimo texto de Caio Fernando Abreu que mostra a trajetória de um homem em meio a devaneios, fracassos e angústias que sofre após perder seu amor, e quando decide encontrá-lo numa busca desesperada depara-se com o cruel mundo urbano moderno. De 23 a 30/03 às 20 horas, no Espaço Dois.
O MÁGICO DE OZ Clássico no qual a menina Dorothy e seu cachorro, Totó, são obrigados a sair da fazenda onde moram, nos EUA, por causa de um ciclone. No caminho para uma terra encantada, eles encontrarão um espantalho sem cérebro, um lenhador de lata sem coração e um leão covarde. Dias 24 e 25/03 às 16h – Teatro Fernanda Montenegro.
PETER PAN A história do menino que se recusava a crescer ganha estética modernizada. A peça conta a história de Wendy e seus dois irmãos, que conhecem Peter Pan e a Fada Sininho, que os levam à Terra do Nunca, onde vivem diversas aventuras. Dia 31/03 e 01/04 às 16h – Teatro Fernanda Montenegro
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
EXPOSIÇÃO
Passeio nostálgico sobre duas rodas
O Lucca Cafés Especiais do Alto da Glória, em Curitiba, promove, até o dia 19 de março, a primeira exposição fotográfica do músico e ator curitibano de Demian Garcia. A mostra é resultado da viagem de dois meses que Demian fez à França e à Suíça, em setembro do ano passado. São 13 imagens registradas em Paris e Berna ao longo do período em que Demian, desprovido de seu fiel carro e completamente seduzido pelas bicicletas, circulou sobre duas rodas por charmosas ruas e alamedas. Serviço: Exposição fotográfica de Demian Garcia. Até 19 de março Lucca Cafés Especiais. Rua Augusto Stresser, 318 – Alto da Glória. Inf.: 3018 1088.
Arte do Paraná O Solar do Rosário, espaço de arte e cultura, que já tem mais de 10 livros de arte editados, lança no domingo dia 18 de março as 11hs, a coleção “Arte do Paraná”. São 11 livros em formato 20×20 com 24 páginas cada. Calderari, Domício Pedroso, Dani Henning, Ida Hannemann de Campos, Kambé, Lu Franco, Mari Inês Piekas, Merege, Rogério Dias e Zimmermann, cada um tem seu próprio livro na coleção. Os textos foram escritos por Maria Cecília Noronha, Regina Casillo, Liana Leão e Lucia Casillo. Na ocasião do lançamento do livro será inaugurada uma exposição com os quadros dos artistas que permanecerão por três semanas. O projeto foi realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o importante apoio dos patrocinadores Trutzschler, BRDE, WHB, Propex, Incepa, Roca e com a colaboração de Blount e Casillo Advogados. Serviço: Lançamento da coleção de Livros “Arte do Paraná” Exposição “Arte do Paraná” com obras de 10 artistas plásticos – até o dia 08/04 Solar do Rosário Rua Duque de Caxias, 04 – Curitiba, PR 3225-6232 – www.solardorosario.com.br
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
MÚSICA
Celso Blues Boy em Curitiba Considerado um dos mestres do blues brasileiro, Celso Blues Boy abre nesta quinta feira, dia 15, a programação do John Bull Blues Project. Primeiro artista nascido no Brasil que misturou o blues com a música nacional e criou uma linguagem própria, reconhecida e compartilhada. Celso já acompanhou B.B.King em shows, inclusive no festival de Montreux, na Suíça, e gravou com ele a música “Mississipi”, além de estar no palco com Cazuza, Sá e Guarabira, Raul Seixas e Luiz Melodia.
Serviço CELSO BLUES BOY. John Bull Pub. Rua Mateus Leme, 2204. Inf.: 3252 0706. HOJE – 22h00 – Ingressos a R$15.
Festival será lançado Será lançado oficialmente no dia 15 de março, às 20 horas, no buffet Ilha do Mel, em Curitiba, a etapa brasileira do 1.º Festival Internacional da Canção Sul-americana — Prêmio Equinoccio 2007 —, evento a ser realizado na cidade equatoriana de Guayaquil no dia 29 de novembro. O presidente da Equinoccio Corporation, Carlos Aviles, virá de Nova York para participar do evento. O músico e ministro da Cultura, Gilberto Gil, também foi convidado. A etapa nacional será realizada em Curitiba nos dias 6, 7, 8 e 9 de agosto. Inscrições devem ser feitas até o dia 31 de maio de 2007, pelo site www.equinocciolasa.com.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
O QUE É BOM DEMAIS
* A boa fase dos times da capital; * A música de Chico Buarque; * O talento de Clarisse Abujamra; * Enéas Lour no espetáculo COLÔNIA CECÍLIA; * O começo do Festival de Teatro de Curitiba.
O QUE NÃO É BOM DEMAIS
* Gente que não vai ao teatro; * O engarrafamento crescente em Curitiba; * Beto Richa e seu trabalho na prefeitura da cidade; * O atendimento em alguns postos do INSS; * Loja em shopping que fecha antes do horário.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
JOÃO LUIZ FIANI – joaofiani@terra.com.br
|