Hoje começa o maior Festival de Teatro do Brasil

João Luiz Fiani - joaofiani@terra.com.br











TEATRO

Hoje começa o maior festival de teatro do Brasil
OFESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – que apresenta quase 300 espetáculosteatrais nos mais diversos gêneros. Oportunidade única para umaverdadeira reciclagem cultural. Destacamos hoje os dois espetáculos quefazem a abertura da Mostra de Teatro Contemporâneo do evento, tambémconhecida como Mostra Oficial: COLÔNIA CECÍLIA, e OS DOIS CAVALHEIROSDE VERONA. O FESTIVAL DE TEATRO está cada vez mais organizado e com umgrande crescimento de público, graças ao bom trabalho desenvolvido porVictor Aronis e equipe.








 


 


 


 














OS DOIS CAVALHEIROS DE VERONA
Amontagem do espetáculo chega ao FTC já com um fato muito importante emsua trajetória: ele foi o único espetáculo brasileiro a participar domaior festival de Shakespeare realizado pela Royal Shakespeare Company(Londres), em outubro último e já se apresentou como convidado doFestival Internacional de Teatro de Angra e do Festival Nacional deTeatro de Campos dos Goytacazes. A direção é de Guti Fraga, FátimaDomingues e Miwá Yanagizawa, com tradução de Paulo Mendes Campos. Estaversão encenada pelo grupo “Nós do Morro” para a primeira comédiaromântica de Shakespeare começou no ano passado, quando o Grupo fechouo intercâmbio com a Royal Shakespeare Company, para sua participação noFestival The Complete Works, em agosto daquele ano. “Os DoisCavalheiros de Verona” é um musical que passeia por diversos ritmos: opop, a badala, o reggae, o hip hop e o bolero. Ao texto original, odramaturgo do Nós do Morro, Luiz Paulo Corrêa e Castro, acrescentouprólogos que foram musicados pelo elenco de dezesseis atores.


Serviço: Os Dois Cavalheiros de Verona. Texto de William Shakespeare. Hoje e amanhã – 22 e 23/03 – 20h30 no Guairão






 


 


 


 


 


 







 



COLÔNIA CECÍLIA
Desembarcadosno Rio de Janeiro, em 1890, imigrantes italianos dirigiram-se para ointerior paranaense em busca de terras concedidas pelo Impériobrasileiro. O que diferenciou esta leva de colonos europeus, dentrecentenas de outras, foi o sistema político adotado por estes, oanarquismo. Texto premiado de Renata Pallottini descreve, através defatos históricos, a única experiência do gênero realizada no Brasil. Acolônia recém estabelecida recebeu o nome de Cecília. A idéia de umasociedade igualitária ia se transformando e se refletia na pregação doamor livre, na divisão igual de alimentos, nas multi-funções que todosexerciam, na inexistência de cercas para a delimitação da área, noacolhimento de visitantes e no respeito à opinião alheia. Em 1893, umfato ocasionou o principio do fim da colônia. Segundo a autora RenataPallotini, Colônia Cecília é como um álbum de poemas. Tem uma estruturafragmentada épico-lírica, mas com uma seqüência dramática, que mostraos conflitos e a ação. “A História e a realidade nos dizem que aColônia Cecília não conseguiu sobreviver; teve vida por quatro anos eaí se findou. A isto não podemos fugir. Mas será que é isso o fim daUtopia?”, questiona a autora. A montagem do espetáculo é também umahomenagem a dois grandes artistas que já nos deixaram: Ademar Guerra,um dos maiores diretores de teatro que o Brasil já teve e que dirigiu aprimeira montagem da peça em 1984, e Lala Schneider, a grande dama doteatro paranaense, que fez parte do elenco dessa mesma montagem.


Serviço
ColôniaCecília. Texto de Renata Palottin. Com: Enéas Lour, Marino Jr. MateusZucolotto, Simone Klein, Wellington, Sônia Bacila, Marcyo Luz, JaderAlves e grande elenco. Hoje e amanhã – 22 e 23/03 – 20h30 no Guairinha


* * * *


DICAS PARA CURTIR NO FRINGE
O MISTÉRIO DA LINDA MORENA– Para salvar a economia de uma pequena cidade do interior, começam aser divulgadas notícias sobre uma criatura monstruosa que estariaassombrando uma fazenda do local. Folclóricas lendas de horror, ocomando político exercido por famílias tradicionais, e dogmasreligiosos marcam o enredo principal desta comédia. De: 23 a 25 demarço, às 21h.Teatro Fernanda Montenegro


DON JUAN –Clássico no qual Molière discorre sobre as conquistas amorosas de umdevasso. Ironia, sarcasmo e senso de humor, ganham sabor contemporâneoatravés da estética, inspirada na obra do artista plástico RomeroBritto, e da discussão sobre valores morais e éticos na vida e noteatro. Dias 27, 28 e 29/03 às 21 horas e dias 30 e 31 às 23 horas noTeatro Fernanda Montenegro.


WERTHER– A história de uma paixão literalmente devastadora. Neste belíssimomonólogo epistolar, Goethe fundou as bases do Romantismo. A adaptaçãode Paulo Venturelli sobre a obra é um romance de uma alma, uma históriainterior. Espetáculo estreou no FTC do ano passado e obteve granderepercussão. Concorre durante o FTC/2007 ao Troféu Gralha Azul deMelhor Espetáculo do Ano e Ator Revelação de 2006. Dias 26 e 27/03 às21h – Teatro José Maria Santos


EU QUERO SEXO / ANOS 80– Um dos espetáculos mais esperados chega à sua sexta versão no FTC2007. Desta vez, o sexo volta a ser abordado com humor e sutileza, e adiscussão sobre o assunto é desenvolvida através da década de 80 e dasmúsicas que marcaram aquela época. Dias 24, 25 e 31 /03 e 01/04 ,sempre às 18h – Teatro Fernanda Montenegro


O VAMPIRO CONTRA CURITIBA– O universo da Curitiba de Dalton Trevisan é proposto através detrechos de 18 contos escolhidos pelo próprio autor. Drama, erotismo,comédia e tragédia são visitados a partir de personagens marcantescriados por Trevisan. Dias 24 e 25/03 às 21h – Teatro Lala Schneider.


KUBRICK 5.1– A peça explora a dualidade da natureza humana e homenageia um dosmaiores cineastas do mundo. Personagens que sofrem um processo gradualde desintegração psicológica como Jack, um romancista fracassado queescreve receitas de culinária para um tablóide sensacionalista; Alice,esposa de Jack, uma famosa pianista clássica impedida pelo marido deexibir seu talento e Alex, um campeão de xadrez, disposto a seduzirAlice e a destruir a única esperança de Jack é o pano de fundo dahistória do espetáculo. Dias 22, 23, 24 e 25 de março, de quinta adomingo, às 21h – Teatro Regina Vogue.



* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


EXPOSIÇÃO






 


 




 


 


 










Regina Casillo, Ida Hannemann de Campos, Lucia Casillo, Mari Inês Piekas e Maria Cecilia Noronha


Arte do Paraná em Livro
OSolar do Rosário lançou no último domingo dia 18, a coleção de livros“Arte do Parana”. A coleção reune mais de 30 grandes artistas em 11livros e é dirigida ao público de 8 a 80 anos. O conteúdo, escrito porRegina Casillo, Maria Cecilia Noronha, Liana Leão e Lucia Casillo,conta a trajetória e o estilo de importantes artistas paranaenses. Sãoeles: Calderari, Domício Pedroso, Dani Henning, Ida Hannemann deCampos, Kambé, Lu Franco, Mari Ines Piekas, Armando Merege, RogérioDias e C.E.Zimmermann. A obra pode ser encontrada na Livraria Solar doRosário e a exposição das obras que ilustram a coleção permanece até odia 8 de abril.


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


MÚSICA


O fim da era Beijo AA Força
HOJE,dia 22 de março, se encerra no Vox a história de uma das maisimportantes bandas curitibanas. Com um último show, no qual serálançado, em um box duplo, o CD e o DVD Ao vivo na Grande Garagem queGrava, o Beijo AA Força — formado por Rodrigo Barros (guitarra e voz),Luiz Ferreira (guitarra), Mola Jones (bateria) e Renato Quege (baixo) —vai acabar. Formado em 1983, o Beijo AA Força se destacou por aliar asreferências do punk rock e do hardcore a elementos do samba. Nos seusquase 25 anos de história, o grupo se tornou referência no cenáriounderground nacional, especialmente pela sua afinidade com poetasconsiderados marginais, como Marcos Prado e Paulo Leminski. SHOWIMPERDIVEL!

Serviço:
Despedida do Beijo AA Força
Quinta – 22/03 – 22h00 – R$ 10,00
Vox – R. Barão do Rio Branco, 418 – Inf.: 3233-8908.


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


BOM DEMAIS


GLAMOUR GIRLS
 Oprodutor Victor Sálvaro está preparando uma grande exposição comvestidos, faixas e fotografias de todas as mulheres eleitas GLAMOURGIRLS! Para a conclusao de toda a infra-estrutura do evento, a equipede Victor está solicitando a todas as ganhadoras que ainda não foramcontatadas que procurem a produção do evento. O número para maioresinformações é (41) 9664-2726 ou 3023-9890.
 
Beto Richa – nota 10
Perfeitaa posição do prefeito BETO RICHA em reduzir seu salário. Antes tarde doque nunca! BETO demonstra assim, ser um político sério, correto, eacima de tudo honesto! Difícil isso hoje em dia! É bom lembrar que oatual prefeito não pediu esse salário! Foi aprovado pela CâmaraMunicipal e portanto totalmente dentro da LEI! Temos a certeza que acidade está em boas mãos. Seu trabalho à frente da Prefeitura deCuritiba está deixando todos nós que votamos nele, muito satisfeitos!NOTA 10 Beto!


 * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


CURSO


Teatro Depois do Festival
Depoisdo Festival de Teatro de Curitiba, o TEATRO LALA SCHNEIDER estaráabrindo novas turmas para seu CURSO DE TEATRO. Serão várias opções dehorários. O CURSO DO TEATRO LALA SCHNEIDER é um dos mais tradicionais erespeitados do Paraná. São 13 anos de experiência na formação detalentos para o teatro paranaense. O CURSO DO LALA – como é conhecido –dispões de 12 professores, 2 teatro, 2 estúdios para ensaio, sala deleitura, completo figurino e muito mais. As matrículas estão abertas.


Serviço:
Curso de Teatro. Teatro Lala Schneider. Rua treze de maio 629 – Largo da Ordem. Informações das 14 as 22 horas – 3232 4499. www.teatrolala.com


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


O QUE É BOM DEMAIS

* O sucesso do campeonato Paranaense;
* A programação da 91 ROCK;
* A atuação da Fundação Cultural de Curitiba;
* A voz e o talento de Rodrigo Barros;
* O Festival de Teatro de Curitiba.


O QUE NÃO É BOM DEMAIS

* O Programa do JÔ;
* O fim do BEIJO AA FORÇA;
* A violência no Rio de Janeiro;
* O crescimento da violência em Curitiba;
* Pronunciamentos de LULA – só bobagem.


 * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


JOÃO LUIZ FIANI – joaofiani@terra.com.br