#juntosadistancia hoje na MTV

João Luiz Fiani | contato@fiani.com.br

A MTV e a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) acabam de anunciar a realização do MTV Especial #JuntosADistância, iniciativa que tem como objetivo entreter e unir as pessoas, mesmo que a distância, compartilhar mensagens de apoio e alegria através da música, homenagear profissionais de saúde e, principalmente, apoiar as ações de MSF no combate ao novo coronavírus. Com curadoria especial da MTV, Anavitória, Anitta, Duda Beat, Emicida, Gilberto Gil, Jota Quest, Manu Gavassi, MC Rebecca, Melim, Paulo Miklos, Sofi Tukker, Tati Zaqui e Vitor Kley são nomes confirmados para apresentações inéditas, gravadas pelos próprios artistas, na segurança de suas casas, onde cada um exerceu, além do papel de cantor, mas também de diretor, produtor, câmera, contra-regra, figurinista, maquiador, dentre outros profissionais. 

Novas apresentações de artistas serão comunicadas, em breve. MTV Especial #JuntosADistância acontece, em 18 de junho* e será transmitido nos canais oficiais da MTV no Youtube e Facebook.


Moacyr Luz

O SEGREDO DA MÚSICA

Moacyr Luz é um artista inquieto. O cantor e compositor de 62 anos, 15 deles à frente do Samba do Trabalhador, precisava ir além das lives durante o confinamento. Encarou então um novo desafio: aproveitar o tempo em casa para registrar histórias inéditas sobre o processo de criação, com seus diversos parceiros.
Assim surgiu a série “O Segredo da Música”, idealizada pela Lupa Comunicação e com direção de fotografia de Marluci Martins. O primeiro de cinco episódios já está disponível no canal de Moa no YouTube: www.youtube.com/MoacyrLuzOficial.
“Um compositor faz música pelo talento umbilical. Ele precisa compor, precisa criar. Vértebras de ideias confundem o texto, efeitos do isolamento. Eu precisava de mais”.
Moacyr Luz.
Logo na estreia, o bamba apresenta uma história com um de seus maiores amigos e parceiro em mais de 100 músicas: Aldir Blanc, morto recentemente em decorrência da Covid-19. No vídeo, Moacyr conta que durante uma viagem a Búzios, Aldir e ele foram convidados para uma peixada na praia. Avesso a temperos, Aldir não aceitou. Quando o peixe foi servido, feito na brasa, era só com sal grosso. Depois de se divertirem com o fato, a dupla compôs “Meu tempero é sal”, gravada por Moa no disco “Vitória de ilusão”, de 1995.
Com roteiro de Moacyr Luz, arte e edição de Carlos Nem, a série promete levar fãs e recém chegados à um mergulho pelos bastidores da criação do artista e sua relação com os principais parceiros. Os próximos episódios serão lançados semanalmente, no canal do compositor.
You Tube – http://www.youtube.com/user/MoacyrLuzOficial
Instagram – http://www.instagram.com/moaluz/
Facebook – http://www.facebook.com/MoacyrLuzOficial


COMBATE À COVID-19 

Com o objetivo de proteger estudantes, professores e colaboradores e ajudar no combate à propagação do novo coronavírus, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) instalou, no Bloco Azul da Universidade, um totem de controle. O dispositivo, que utiliza mecanismo de reconhecimento facial, faz a verificação do uso de máscara e análise da temperatura das pessoas que entram na instituição. A iniciativa é da startup curitibana Qexpert, que passa por incubação na Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR. Fundador e CEO da empresa, Jared Andrade explica que o conceito já foi provado com outro cliente da capital paranaense, que vai instalar o totem em todas as entradas de uma indústria para controle e triagem.  
“A ideia é que o cliente utilize em uma solução completa, com integração aos sistemas de acesso ao local, como catracas e portas magnéticas. O dispositivo conta também com um painel de gestão que permite ao responsável pelo controle da entrada fazer o monitoramento mesmo distante, para evitar a aglomeração de pessoas”, afirma.  
Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR, diz que o totem veio para somar às outras iniciativas e pesquisas da Universidade que buscam conter a propagação da Covid-19. Junto das outras medidas tomadas pela instituição, como distanciamento de 1,5 metro, instalação de mais dispensers de álcool gel 70% nos corredores, obrigatoriedade do uso de máscaras, além do modelo que utiliza inteligência artificial para guiar tomadas de decisão, o dispositivo vai maximizar a proteção de estudantes e colaboradores que precisarem se dirigir presencialmente ao campus da capital paranaense. 
“A inovação está no DNA da PUCPR e a instalação do totem, aprimorado em um programa da Universidade, é mais uma prova disso. Estamos dedicando todas as nossas forças no combate ao coronavírus. Queremos que todos permaneçam saudáveis para que em breve possamos estar juntos novamente em atividades presenciais”, diz. 


João Rock

FESTIVAL VIRTUAL

O Festival João Rock, um dos mais conhecidos e tradicionais do país, anuncia a realização do seu primeiro evento virtual intitulado “João Rock e Você” no dia 20 de junho, a partir das 16h. A atração terá, além de Alceu Valença, Poesia Acústica, Humberto Gessinger, Raimundos, Marcelo D2 e CPM22, muito conteúdo para os fãs do rock nacional e do evento, que acontece em Ribeirão Preto/SP. A apresentação das atrações e entrevistas acontecerá sob o comando de Mauricio Meireles com direção artística de Diego Pignataro. “A ideia é levar muita música, humor e a energia do festival para as casas dos fãs do João Rock. Cada atração estará em sua casa ou estúdio de ensaio, em suas respectivas cidades em várias partes do país, para que tenhamos um evento seguro, alegre e dinâmico”, conta Marcelo Rocci, um dos organizadores do evento. A transmissão acontecerá pelo canal do João Rock no YouTube (www.joaorock.com.br) e também pelas rádios 89 FM (São Paulo e Goiânia) e Rádio Cidade (Rio de Janeiro). O evento teve sua edição – que ocorreria no dia 6 de junho – adiada para o dia 12 de setembro por conta da pandemia da COVID-19.