Divulgação – Loucuras a Dois

O Teatro LALA, após sete meses de portas fechadas, continua com espetáculos em cartaz! Nesse final de semana a comédia LOUCURAS A DOIS ocupa o palco principal. Em cena Fernanda Bahl e Marcyo Luz mostram o cotidiano divertido de um casal com quase duas décadas de relacionamento. Uma comédia cheia de confusões e que vai provocar muita identificação! Vale a pena conferir!

LOUCURAS A DOIS

Sexta e sábado – 20h

Ingressos: R$ 50, e $ 25, (Meia-entrada)

Teatro LALA

Rua 13 de maio 629 – São Francisco

Inf 41 32324499 www.teatrolala.com.br 


Cinema em casa 

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há mais de quatro meses, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Nessa quinta-feira (22/10), a série estreia as obras de ficção “Requiem Para Senhora J.” e “La Sapienza”, o título inédito “Todos os Outros”, pela Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!, o senegalense “Madame Brouette”, pelo Cine África, e um programa especial de curtas para a garotada, pelo CineClubinho. A grande novidade da semana é a exibição, a partir do dia 22/10 – e com estreias também nos dias 26/10 e 29/10 – de uma seleção gratuita de filmes da programação da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em ambiente exclusivo no Sesc Digital, numa parceria do Sesc São Paulo com a Mostra. Disponível a partir de 24/10, o filme “Todos os Outros”, de Maren Ade, é o destaque da “Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!”. Inédito no Brasil, e com limite de visualização para 1700 usuários, o filme conta a história de Chris e Gitti, que estão em um aparente idílio amoroso durante as férias na Sardenha. Porém, em meio as brincadeiras, aos rituais íntimos e aos hábitos fúteis, o relacionamento esconde uma tensão. Numa tentativa de viver perigosamente, Chris começa a revelar seu gênio voluntarioso, querendo mostrar à namorada quem domina na relação. Com isso, a confiança que ela depositava nele sofre um duro golpe. Classificação indicativa 14 anos.

A “Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!” é uma realização do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em parceria com o Sesc São Paulo e que neste ano comemora os 30 anos da Reunificação Alemã. Até 13 de novembro, seis premiados títulos dirigidos por mulheres serão disponibilizados gratuitamente no Sesc Digital. A cada sábado, uma nova opção entra em cartaz, todas legendadas em português. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/ cinemaemcasa .

Nesta semana, pelo Cine África – que traz filmes de países como Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia e Nigéria -, a estreia é a obra de ficção senegalesa “Madame Brouette”, de Moussa Senè Absa. Mati, também conhecida como Madame Brouette, ganha a vida empurrando seu carrinho de mão nos corredores da feira livre de Sandaga (Senegal). Divorciada, sonha em abrir a própria lanchonete para ganhar a vida com dignidade, junto com a filha, Ndèye, e a amiga, Ndaxté, que também fugiu de um casamento violento. Um dia, ao amanhecer, os moradores do distrito de Niayes Thiokeert são acordados pelo som de tiros. Brouette confessa ter matado o ex-marido e seus vizinhos se unem em sua defesa. Classificação indicativa 12 anos.

O Cinema #EmCasaComSesc também traz outras boas opções. O filme “Requiem Para Senhora J.”, de Bojan Vuletić, fala de Jelena, cujo marido morreu há um ano. Ela se sente cansada e solitária, apesar de viver junto com as duas filhas e a sogra, em seu apartamento na Sérvia. Jelena decide que no final da semana, no aniversário da morte do marido, irá se suicidar. Ela tem uma pistola pronta, mas há uma série de coisas para resolver. Aos poucos, esta mulher tranquila e humilde começa a perceber que nada é simples em um país que está constantemente caminhando entre o tormento e a transição. Classificação indicativa 14 anos.

Outra sugestão é “La Sapienza”, de Eugène Green. Alexandre é um arquiteto bem-sucedido que vai para a Itália trabalhar num livro acompanhado de sua esposa, Alienor, que sente o casamento abalado. Em Stresa, conhecem Goffredo, futuro estudante de arquitetura, e sua irmã, Lavinia, que sofre de um transtorno nervoso. Enquanto Alienor fica com Lavinia, Alexandre continua sua viagem com Goffredo. A separação será o início de uma nova jornada para o casal. Classificação indicativa 12 anos.

A novidade da semana é a exibição de títulos que integram a programação da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no Sesc Digital, a partir do dia 22/10, e com estreias também nos dias 26/10 e 29/10, em uma parceria do Sesc São Paulo com a Mostra. Os filmes, que poderão ser vistos no ambiente exclusivo da plataforma de streaming do Sesc (sescsp.org.br/44mostra), têm limite de mil a 2 mil visualizações. “Para o Sesc, o apoio a difusão de filmografias mundiais é fundamental para a expansão do acesso da diversidade de obras para todos os públicos. O cinema, como prática social e simbólica, tem sinalizado – de modo cada vez mais pulsante – que a arte é lupa que amplia a crítica da realidade”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

As estreias na quinta-feira, dia 22/10, são os títulos “Sem Cabeça”, “Nimby”, “O Caminho para Moscou”, “Luz Acesa”, “O Mágico e o Delegado” e “Guerra”. Já na segunda-feira, dia 26/10, as estreias são os títulos “1986”, “Sobradinho”, “Winona”, “A Herdade” e “Ladrões de Cinema”. Confira as sinopses na programação abaixo.

Pelo CineClubinho, novo espaço na Plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema infantil e infanto-juvenil, o destaque da semana é uma programação de curtas de animação que falam de convivência e o relacionamento, seja com pais, com amigos ou mesmo com pessoas “indesejadas”. O título “Menina da Chuva”, de Rosária, fala de bonecas vermelhas para as meninas vermelhas, bolas azuis para os meninos azuis. “Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água”, de Fernando Miller, trata de Calango Lengo, nordestino que tem que cumprir seu destino, sem ter o que colocar no prato. “Dia Estrelado”, de Nara Normande, mostra um lugar inóspito, onde um menino e sua família lutam pela sobrevivência. “Eu Queria Ser Um Monstro”, de Marão, traz o cotidiano de uma criança com bronquite. E “Historietas Assombradas (Para Crianças Mal Criadas)”, de Victor-Hugo Borges, apresenta três histórias que sua avó não contou – senão, você ia fazer xixi na cama.


PUCPR promove 1ª Semana Literária totalmente online 

Entre os dias 26 e 30 de outubro, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizará a 1ª edição da Semana Literária. A programação do evento, aberto à comunidade e gratuito, será totalmente online, com transmissão ao vivo e exclusiva aos participantes. Os inscritos terão a oportunidade de participar de conferências e bate-papos com representantes da literatura nacional e internacional. Os encontros contarão com as presenças de Mia Couto, Conceição Evaristo, Cristovão Tezza, Eliane Brum, Milton Hatoum, Eliane Potiguara, Ana Maria Machado, Nádia Battella, Juliana Souza, Cris Gouveia, Clóvis Ultramari, Robson Cruz, Isabel Lopes Coelho, entre outros. Serão abordados temas como a literatura e o feminino, as raízes mitológicas da literatura, literatura inclusiva, literatura indígena, 100 anos do nascimento de Clarice Lispector, entre outros temas.  “A Semana Literária PUCPR será uma experiência única aos participantes que, de forma remota, terão a oportunidade de ouvir e interagir com escritores em Língua Portuguesa que são referência e inspiração. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus não poderíamos deixar de realizar esse evento, que agrega tanto à comunidade”, afirma Fabiano Incerti, Diretor de Identidade Institucional PUCPR. A programação completa e as inscrições para as conferências podem ser acessadas neste link:

https://www.sympla.com.br/semana-literaria-pucpr–conferencias__1003347.  

Já a programação e as inscrições para os bate-papos podem ser conferidas neste link: https://www.sympla.com.br/semana-literaria-pucpr__1002738.  

Os encontros serão realizados via plataforma Zoom. Os links de acesso serão disponibilizados diariamente aos inscritos. 

A Semana Literária PUCPR 2020 é uma iniciativa do Instituto Ciência e Fé PUCPR em parceria com o Curso de Letras da Universidade, PUCPRESS, Diretoria de Cultura e Esporte da PUCPR, Biblioteca Central da PUCPR e Universidade Católica do Salvador. Realizada com o patrocínio da FTD Educação e Chamex. 

Os inscritos também receberão declaração de participação, condicionada à presença integral na conferência ou bate-papo. O certificado será enviado para o e-mail cadastrado no momento da inscrição e em até 10 dias úteis após o término do evento. 

Feira de livros – A PUCPR também realiza, entre os dias 19 e 31 de outubro, a edição de 2020 da Lombada – a feira de livros da Universidade, uma parceria entre as editoras PUCPRESS e Arte & Letra. Assim como a Semana Literária, a feira será 100% online e tem como objetivo promover o hábito de leitura e divulgar a produção editorial acadêmica e literária. 

Mais de 35 editoras de todo o Brasil e de diversos segmentos, reconhecidas pelo alto nível de qualidade de suas publicações, vão ofertar aproximadamente mil títulos impressos e digitais com até 50% de desconto. Além disso, diversas obras estarão no modo de acesso aberto, ou seja, gratuito. Tudo pode ser conferido no site oficial da Lombada: https://www.lombada.pucpr.br/