Divulgação

A Editora Panini anuncia o lançamento de Marvel Teens, linha voltada ao público adolescente com histórias focadas na nova geração de heróis, que promete deixar os fãs ainda mais apaixonados pelo Universo Marvel. Com os planos de lançar, ainda em 2020, quatro títulos com histórias incríveis, a primeira publicação protagonizada por Miles Morales, personagem do melhor filme de animação do Oscar de 2018, chegou aos pontos de venda da Editora em todo o país no dia 9 de setembro.

A nova linha de quadrinhos Marvel busca incentivar o hábito da leitura entre adolescentes por meio de publicações com linguagem jovial em que os protagonistas dos títulos da coleção, em geral, vivem situações semelhantes às que os adolescentes possivelmente enfrentam na vida real, com dramas e conflitos bem característicos dessa fase da vida. O primeiro título traz a história de origem de Miles Morales como Homem-Aranha, personagem da animação que, em 2018, foi vencedora do Oscar na categoria de melhor filme de animação – Spider-Man. Mais detalhes sobre essa e todas as novidades da Panini podem ser acompanhados por meio das redes sociais – Facebook: Panini Comics Brasil e Instagram: @editorapanini.


Prêmio São Paulo de Literatura 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado abriu inscrições no 24 de agosto para o Prêmio São Paulo de Literatura, uma das mais conceituadas premiações do gênero no país. Serão contemplados um autor pela categoria “Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020” e outro como “Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020”. Cada ganhador receberá o prêmio de 200 mil Reais. Criado em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura tem como objetivo estimular a produção literária de qualidade, valorizar o setor e favorecer a formação de leitores e escritores, reconhecendo grandes nomes e também novos talentos. O edital está disponível nos sites premiosaopaulodeliteratura.org.br cultura.sp.gov.br . Os candidatos podem inscrever suas obras até 18h do dia 08 de outubro de 2020 na plataforma Prosas, nos seguintes links:

Proponente Pessoa Jurídica (Editoras)

https://prosas.com.br/editais/7646-premio-sao-paulo-de-literatura-2020-editoras-pessoa-juridica
Proponente Pessoa Física (Autores)

https://prosas.com.br/editais/7678-premio-sao-paulo-de-literatura-2020-autores-pessoa-fisica

Os finalistas serão anunciados até a primeira quinzena de dezembro.

As obras devem ser do gênero romance de ficção, escritas originalmente em português e ter sua primeira edição e impressão no Brasil em 2020, além de possuir formato impresso da primeira edição com ISBN emitido em 2020.

Na categoria “Melhor Livro do Ano”, poderão se inscrever autores que já publicaram romances anteriormente. Já na categoria “Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020”, os escritores podem ter obras publicadas em outros gêneros, desde que o livro inscrito seja o seu primeiro romance de ficção. 


Tropicalismo e arte

O Museu de Arte Moderna de São Paulo lança em 18 de setembro o curso online Tropicalismo: história arrebatadora e estética libertária. Ao todo, serão quatro encontros para discutir o contexto contracultural, a intervenção estética e comportamental, a perspectiva crítica e afetuosa, o disco-manifesto, compositores e intérpretes, polêmicas e os principais fatos que marcaram a história do movimento tropicalista.

O Tropicalismo foi um dos mais instigantes fenômenos artísticos que irromperam nos anos 1960, um movimento de ruptura fundamental para a cultura brasileira. Libertário por excelência, o movimento aliou experimentalismo estético, crítica social e inconformismo político. As aulas serão ministradas pela escritora Ana de Oliveira, autora de Tropicália ou Panis et Circencis, e os temas serão abordados em conjunto a recursos audiovisuais, como vídeos históricos e trechos de entrevistas, realizadas por Ana, com Caetano Veloso e Gilberto Gil. Como parte da programação, os alunos poderão apurar a escuta entre o intervalo de aulas, a partir de uma playlist tropicalista, elaborada especialmente para o curso.

Confira a programação completa:

Tropicalismo: história arrebatadora e estética libertária com Ana de Oliveira

Quando: 18 de setembro a 09 de outubro | Sextas-feiras, das 19h às 20h20

Duração: 4 encontros

Investimento: R$ 400,00 em até 2 parcelas

Público: interessados em geral

Onde: Ao vivo via plataforma de videoconferência

Inscrições no site do MAM: https://mam.org.br/curso/online-tropicalismo-historia-arrebatadora-e-estetica-libertaria-com-ana-de-oliveira/ 


Série Anjos da Estrada  

Estreia amanhã na TV Cultura a série Anjos da Estrada. O público pode conferir a rotina de profissionais que atuam nas rodovias federais do Brasil. Para ilustrar o cenário, as edições vão ao ar com situações vivenciadas por médicos, resgatistas e Policiais Rodoviários Federais – personagens anônimos, mas que zelam pela vida de todos os que trafegam nas pistas. Os episódios se passam na Dutra, principal ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro. São 402 quilômetros por onde trafegam milhares de pessoas diariamente. E já na primeira exibição, o alto volume de carros preocupa as equipes médicas e os Policiais.

Na pista Norte, em Guarulhos, a equipe policial é surpreendida por uma perseguição em meio a uma blitz. Próximo a São José dos Campos, uma das equipes médicas precisa atender as vítimas de um engavetamento. Enquanto outra equipe, numa região perto do Rio de Janeiro é acionada para um acidente com jovens que ignoraram o risco da mistura entre álcool e direção.
A produção audiovisual, que foi feita numa parceria entre a Discovery e a Mixer Filmes, vai ao ar a partir das 22h45, na TV Cultura .