Reinaldo Bertini, diretor do Consórcio Araucária, ao contrário da retração observada em diversos setores da economia, informa que a procura de consórcios para adquirir casas, veículos e eletrodomésticos cresceu 1,9%, de janeiro a novembro do ano passado, registrando 2,15 milhões de novas adesões e negócios. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) e mostram que este foi um setor em recuperação, uma vez que, em 2014, as vendas tinham recuado 7,9%. Com atuação em todo o estado do Paraná e de Santa Catarina, o Consórcio Araucária, presente no mercado há quase 40 anos, espera crescer 16% no ano de 2016. Parte desta projeção está calçada na ampliação da sua rede de parceiros já existentes nos estados atuantes. Atualmente, são mais de 150 empresas parceiras que comercializam os produtos do Consórcio Araucária e a previsão para este ano é a de chegar à marca de 250 empresas parceiras.


Carina Bitencourt

FIBRACEM CRESCE 102% EM TRÊS ANOS
Carina Bitencourt, diretora de marketing e qualidade da Fibracem, empresa que atua no segmento de comunicação óptica há mais de 20 anos, comunicou o aumento de 102% no faturamente da companhia, entre 2012 e 2015. Mesmo com a crise econômica nacional, somente no ano passado a Fibracem obteve um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Ainda segundo a executiva, desde 2014, foram comercializados mais de 6.675.046 metros de cabos de fibra óptica, quase 67 mil quilômetros. Em relação às linhas da empresa, o faturamento de cabos ópticos cresceu 29,8% e as caixas de emenda 27%. Nas regiões, o Sul obteve 45,19% a mais de faturamento, seguido pelo Sudeste (33,16%), Nordeste (14,55%), Centro-Oeste (4,95%) e Norte (2,25%).


BALANÇO
Marina Nessi
, empresária responsável pela Casa Cor no Paraná, recebe na próxima terça-feira (16), arquitetos, decoradores, paisagistas, imprensa e formadores de opinião para a apresentação do imóvel que sediará a 23ª edição da mostra em Curitiba. O local, o prédio da antiga editora do Grupo Paulo Pimentel, anexo a Rede Massa | SBT, no Vista Alegre.

***

Leonardo Capdeville, diretor de tecnologia da TIM, anunciou ao mercado o investimento em 2015 de cerca de R$ 4,7 bilhões, um crescimento de 18,6% em relação ao ano anterior. Mais uma vez, a empresa saiu na frente e foi a primeira a lançar novos planos que acabaram com a cobrança diferenciada entre operadoras. Além disso, a companhia conquistou a liderança na cobertura 4G, com 59% da população urbana e 411 cidades atendidas – mais que o dobro da segunda operadora no ranking por municípios.