Lazar Halfon, CEO da HSA Soluções Financeiras, primeira empresa especializada em reestruturação de passivos financeiros no Brasil, explica que não foi só a Oi que recorreu à recuperação judicial. Segundo o executivo, o Brasil bateu recorde de pedidos no primeiro semestre de 2016 e o Paraná não ficou de fora. O instrumento é utilizado por empresas para se protegerem da cobrança de dívidas enquanto tentam se reestruturar. No País, o crescimento foi de 87% nos seis primeiros meses do ano, segundo levantamento do Serasa Experian. O Estado saltou de 10 pedidos, nos primeiros meses de 201,5 para 48 no mesmo período, representando aumento de 380%. A expectativa é de que o País feche 2016 com cerca de 1,8 mil pedidos de recuperação judicial. Reflexo desses números, a companhia registrou crescimento de 71% no faturamento em relação ao primeiro semestre de 2015. O total de dívidas a serem renegociadas pela empresa cresceu em R$ 453 milhões e o volume de acordos concluídos aumentou em 55%.

FACEBOOK REALIZA EVENTO PARA CAPACITAR EMPREENDEDORES EM CURITIBA
Camila Fusco
, diretora de Empreendedorismo do Facebook para a América Latina, estará em Curitiba, no próximo dia 8 de agosto, a partir das 13 horas, no Auditório Oscar Joseph de Plácido e Silva, da FESP, com o programa Impulsione seu Negócio, do Facebook. O evento, dedicado à capacitação gratuita de pequenos e médios empreendedores, fornece conhecimento das ferramentas de marketing da plataforma que ajudam esses empresários a gerar resultados reais de negócios. A ação é parte de um programa nacional itinerante que está viajando por cidades e pólos empreendedores nos principais estados brasileiros desde setembro de 2015. O programa oferece palestras sobre otimização do uso da plataforma, dicas de como criar conteúdo criativo e gerar mais impacto em anúncios, assim como utilizar o Instagram e sobre relacionamento com o cliente.


BALANÇO
Erwin Rosens, vice-presidente de Supply Chain da HEINEKEN Brasil, inaugurou, nessa semana, a expansão da cervejaria na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. A ampliação foi um projeto de grande porte que impactou toda a estrutura da unidade e aumentou em mais de 40% sua capacidade produtiva, tornando-a a 12ª maior fábrica da HEINEKEN no mundo e responsável por 32% da produção no Brasil. Com um investimento de mais de 400 milhões de reais, a reestruturação faz parte da estratégia da companhia para aumentar sua presença no País e sua competitividade com foco no mercado Premium, além de continuar ativa no mercado Mainstream.

***

Já a Ambev iniciou o segundo semestre de 2016 reforçando ainda mais os investimentos em suas plataformas comerciais. Um exemplo disso é a aposta da companhia para aumentar ainda mais a oferta das garrafas de vidro retornáveis nos supermercados de todo o País. Além de ampliar seu portfólio com as miniretornáveis, como são chamadas as garrafas de 300 ml, a cervejaria lançará uma campanha de marketing para destacar as principais vantagens desse tipo de embalagem: sustentabilidade e economia.