COOPERATIVISMO
O Ministério da Agricultura, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF/Mapa) participou da 6ª Cúpula Cooperativas das Américas organizada por cooperativas das Américas e todas as organizações associadas do Paraguai (Conpacoop, Concopar, Cooperativa Universitária, Fecoac, Fecopar, FCOMULP e Panal Seguros). O evento ocorreu em Assunção, no Paraguai.
CHINA
Oito startups brasileiras foram selecionadas para integrar o pavilhão da Exposição Internacional de Importação da China (China International Import Expo – CIIE), que acontecerá ainda este ano em Xangai, China. As startups participaram da Semana de Inovação China-Brasil, que é realizada há três anos pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia. Nesta terceira edição, o evento foi promovido pela ApexBrasil, em parceria com o Consulado Geral do Brasil em Xangai, a Embaixada Brasileira em Pequim e a Venture Cup China.
+ INFLUENTES
Vinte e um pesquisadores de 13 unidades da Embrapa estão entre os mais influentes do mundo, de acordo com estudo realizado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) e publicado no site da Editora holandesa Elsevier BV. A pesquisa mostra ainda que houve crescimento em relação a 2019, quando 17 pesquisadores da Embrapa constavam da mesma lista. O estudo utilizou as citações da base de dados Scopus para avaliar o impacto dos pesquisadores ao longo de suas carreiras (de 1996 até o final de 2021) e durante todo o ano passado.
CNA
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de seu instituto, inaugurou no o Hub CNA Digital e lançou um edital com cinco desafios para que empresas de tecnologia encontrem soluções que auxiliem os produtores rurais de todo o País. Ao discursar na inauguração do Hub, o presidente da CNA, João Martins, afirmou que o espaço “simboliza uma rede muito mais ampla e inteiramente dedicada à inovação no agro”.
COLHEITA E PLANTIO
Após vários dias de chuva intensa e intermitente pelo Estado do Paraná, os produtores retomaram a colheita do trigo e o plantio da soja, milho e feijão, algumas das culturas mais expressivas deste período. A divulgação da nova estimativa de safra 2022/23, feita pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), aponta 25,7 milhões de toneladas. Os triticultores avançaram na colheita, que já chega a 63% da área semeada, estimada em 1,19 milhão de hectares. A nova projeção é que o Estado colha 3,56 toneladas de trigo contra a expectativa até o mês passado de 3,8 milhões de toneladas.
COZINHA ESCOLA
O município de Laranjeiras do Sul, na região Centro-Sul do Estado, inaugurou uma cozinha-escola instalada na Comunidade Passinhos, às margens da PR-585. O convênio totaliza pouco mais de R$ 127,7 mil, com repasse de R$ 121,3 mil pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e o restante em contrapartida da prefeitura. A cozinha foi instalada em uma edificação que também comporta salas para capacitação. A primeira, envolvendo o Clube de Mães da Linha Passo Liso, sobre panificação, iniciou no mesmo dia e continua nesta quinta-feira (27), com participação de instrutores da Faep/Senar.
VALE DO RIBEIRA
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e o Ministério da Agricultura, estão intensificando as ações de vigilância fitossanitária, tanto no trânsito agropecuário de produtos vegetais quanto nas plantações de frutas cítricas, na região do Vale do Ribeira, com vistas ao reconhecimento como Área Livre de Praga (ALP) – Cancro Cítrico. A conquista possibilitará ampliação de mercado para os frutos, que têm características diferenciadas de sabor. A região, é composta por 22 municípios da Unidade Regional de Sanidade Agropecuária (URS) de Curitiba e nove da URS de Paranaguá, não registra ocorrências de cancro cítrico ou ‘greening’, duas das principais pragas quarentenárias que afetam a citricultura.
ESTUDANTES
Desde o mês de setembro o Polo de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná, em Paranavaí, vem recebendo visitas de estudantes. O objetivo é fazer com que os jovens conheçam o trabalho desenvolvido pelo Instituto, bem como compreendam a finalidade das pesquisas e projetos ali desenvolvidos. De acordo com Davi Barizão, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná que acompanha as visitas, o roteiro depende do interesse de cada turma. “Temos recebido estudantes de 3 a 17 anos. As crianças gostam de ver os animais. Já os mais velhos querem ver de perto os experimentos realizados no polo e as diferentes espécies de frutíferas” disse ele.
QUEIJO
A produção de queijos artesanais é uma tradição em Araucária. Para melhorar a qualidade desses produtos, a prefeitura criou o Projeto Queijarias de Araucária. O objetivo é regularizar a fabricação, bem como a comercialização de derivados do leite. O projeto fortalece, sobretudo, as mulheres que estão à frente da maioria dos empreendimentos que lidam com a fabricação de produtos lácteos no município. O queijo é o carro-chefe da produção, mas as produtoras ainda fabricam manteiga, requeijão, nata e doce de leite. (Com informações de assessorias)