BIOCOMBUSTÍVEIS
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, a Proposta de Emenda à Constituição que estimula a competitividade dos biocombustíveis (etanol, por exemplo) em relação aos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, gás natural) no país. O texto faz parte do pacote de projetos com objetivo de conter a alta no preço dos combustíveis. Todos os destaques apresentados à matéria foram rejeitados. A proposta, é de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
BALANÇA COMERCIAL
Com elevação do índice de preços em 28,5% comparado ao mesmo mês do ano anterior, as exportações brasileiras do setor agropecuário atingiram o valor recorde da série em junho de 2022: US$ 15,71 bilhões (+31,2%). Também houve expansão de 2,1% no volume embarcado. As importações de produtos do agronegócio foram de US$ 1,53 bilhão (+19,8%), com alta de 17,9% dos preços médios e 1,6% do quantum importado.
SAFRA DE INOVAÇÕES
A John Deere, líder mundial no fornecimento de equipamentos e soluções tecnológicas para agricultura, estreou um reality show chamado “Safra de Inovações, O desafio das startups do agro”, o primeiro programa de competição de empreendedorismo voltado para o agronegócio. E a Sociedade Rural Brasileira faz parte de mais essa inovação.
FÓRUM NACIONAL DO LEITE
Aconteceu em Brasília (12/7), o Fórum Nacional do Leite. O Ministro da Agricultura, Marcos Montes, participando da Abertura do Fórum disse que o Brasil pode ser o maior exportador de lácteos do mundo. O Brasil, produz 35 bilhões de litros por ano, o setor conta com 1.170 milhão de produtores dedicados à cadeia e 99% dos municípios brasileiros produzem leite.
PESQUISA E INOVAÇÃO
O pó fino secular e versátil da gelatina é a base de um novo filme comestível e biodegradável para embalagem de alimentos multifuncionais. Utilizando o método de “casting contínuo”, pesquisadores brasileiros e franceses incorporaram nanocristais de celulose (CNCs, na sigla em inglês), modificados com resina de pinus, à estrutura frágil da gelatina para reforçá-la e produzir um filme, de forma mais rápida e mais resistente. O resultado é uma película biodegradável, antimicrobiana e com propriedades antioxidantes.
CLIMA
A colheita de trigo da Argentina para a temporada 2022/23 é esperada em 17,7 milhões de toneladas, abaixo da estimativa anterior de 18,5 milhões de toneladas, informou a Bolsa de Rosario (BCR) na noite de quarta-feira. O decréscimo reflete uma queda na área estimada de plantio por causa de uma seca nas áreas agrícolas. A bolsa de grãos também revisou para cima sua projeção 2021/22 para a produção de milho.
CHILE
AgroFresh Solutions, Inc. uma inovadora AgTech global fornecedora de uma gama de soluções, tecnologias digitais e serviços para aprimorar a qualidade e ampliar a vida útil de produtos agrícolas frescos, anunciou hoje a inauguração de um novo entro global de inovação em Rancagua, no Chile. Esse novo centro terá pesquisadores e equipes de operações para dar suporte a produtores, empacotadores, transportadores e varejistas em toda a América Latina.
FEIJÃO
O Paraná é principal produtor de feijão segunda safra, sendo que 98% das lavouras paranaenses já foram colhidas. É o que mostra o Progresso de Safra publicado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Já para o milho, a aérea colhida chega a 10% na segunda safra. O cereal também apresenta uma boa recuperação na produtividade, saindo de 2.591 quilos por hectare para 5.812 quilos por hectare. Aliado a melhora no desempenho das lavouras, também é verificado uma maior área plantada da cultura chegando a 2,7 milhões de hectares. Diante desse cenário, a produção para o Paraná está estimada em 15,8 milhões de toneladas.
CADASTRAMENTO
Com o fim da Campanha de Atualização de Rebanhos de 2022, em 30 de junho, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou a busca ativa de produtores que não realizaram o cadastro. A atualização pelo site e pelo aplicativo Paraná Agro está suspensa desde o fim do mês passado e agora só pode ser feita de maneira presencial. Os servidores da Adapar estão fiscalizando as propriedades inadimplentes para que todas tenham seus cadastros atualizados, provendo, com isso, o controle da população de animais de produção e a vigilância de doenças sob programa. Os produtores também podem procurar a Unidade Local da Adapar para fazer o cadastro. (Com informações de assessorias)
* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista.
Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com