Desperdício não! Foi comemorado dia 29 de Setembro o Dia de Conscientização sobre a Perda e Desperdício de Alimentos

Maurício Picazzo Galhardo

DESPERDÍCIO

Desde 2019, é celebrado em 29 de setembro o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Como forma de o Brasil contribuir para o desafio global de redução de perdas e desperdício em 50% até 2030, o Governo Federal criou um Grupo de Trabalho (GT), por meio da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CDSA/Mapa), com o objetivo de reavaliar cenários e propor estratégias no âmbito das políticas públicas coordenadas pela pasta.

ESPANHA

Comitiva do Ministério da Agricultura, reuniu-se, na Espanha, com representantes de ecossistemas de inovação, de clusters tecnológicos, da Câmara do Comércio Brasil Espanha e do Ministério da Agricultura Pesca e Alimentação espanhol. O objetivo foi buscar uma aproximação entre os dois países em temas de inovação e sustentabilidade da agropecuária brasileira com instituições públicas e privadas. 

AMENDOIM

Em reunião com equipes técnicas do Mapa nesta semana, a Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) confirmou a conclusão de todas as etapas técnicas necessárias para as exportações brasileiras de amendoim. A GACC concedeu autorização para 47 empresas brasileiras do setor de amendoim. A abertura para a exportação está valendo desde ontem (22 de setembro). As empresas foram habilitadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

TRIGO

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, participou da cerimônia de encerramento do 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é uma realização da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e crescimento de toda a cadeia que envolve o cereal no Brasil e em outros países. No evento, o ministro destacou a alta da produção de trigo no país, graças ao investimento em pesquisa e inovação, em especial a atuação da Embrapa. 

ALGODÃO

Apesar das mudanças climáticas que atingem as regiões produtoras de algodão do Brasil prejudicando a safra, a colheita prevista pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) será maior que a do ano passado e deve aumentar 27% na safra futura de 2022/2023.

A estimativa para 2022 era que esse número ficasse ainda maior. A projeção no início do ano era de 2,8 milhões de toneladas para a safra 2021/22.

ÍNDIA

O diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Eduardo Leão, recebeu delegação chefiada pelo vice-ministro de Petróleo e Gás Natural do Governo da Índia, Pankaj Jain, no escritório da Unica em Brasília. A delegação, que contou com a participação do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, era formada por mais 14 indianos dos setores público e privado da indústria de petróleo.

FRUTASO Cerrado do Brasil Central pode se transformar, nos próximos anos, no mais novo polo de frutas do Brasil. Essa transformação tem sido trabalhada no âmbito da 

Rota da Fruticultura RIDE-DF. Ações relacionadas ao cultivo do açaí e do mirtilo já começaram a ser realizadas. A ideia é que a região da 

RIDE-DF se torne referência nacional no plantio comercial (não extrativista) do açaí, típico da região Amazônica. FLÓRIDA

A citricultura da Flórida, bastante fragilizada pelos impactos do greening, está sendo ameaçada pela passagem do furacão “Ian” pelo estado norte-americano. Segundo o National Hurricane Center, o fenômeno atingiu o solo da Flórida, quarta-feira, 28, sendo, naquele momento, classificado como categoria quatro, mas, agora, já diminuiu a intensidade, e passou a ser considerado como tempestade tropical. Ainda assim, essa tempestade deve ser uma das mais fortes a atingir o estado, informou o Cepea.

MERCOSUL

O Grupo Mercado Comum (GMC), órgão executivo do MERCOSUL, realizou a 124ª Reunião Ordinária em Montevidéu nos dias 27 e 28 de setembro, onde foram discutidos diversos temas. Sob a Presidência Pro Tempore no Uruguai do Bloco, participaram da reunião as delegações da Argentina, Brasil e Paraguai. Presidido por Cecilia Todesca Bocco, Michel Arslanian Neto, Enrique Franco e Enrique Delgado Genta, respectivamente. (Com informações de assessorias)