REGULAMENTO
Foi publicada dia (03), a Portaria que aprova o regulamento técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) de carne moída. Entre as regras atualizadas, a carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem, devendo cada pacote do produto ter peso máximo de 1 quilo. Não é permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos. É proibida a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.
PRODUÇÃO
A produção brasileira de grãos pode atingir 312,4 milhões de toneladas na safra 2022/23. Se confirmado, o volume supera em 41,5 milhões de toneladas o recorde obtido na temporada recentemente finalizada, quando foram colhidos 270,9 milhões de toneladas. É o que aponta o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 divulgado, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
COMÉRCIO
Brasil e Costa Rica celebraram, em 30 de setembro, entendimento sobre compensações decorrentes da aplicação de salvaguardas pelo governo costa-ricense às importações de açúcar branco brasileiro. Em agosto de 2020, a Costa Rica impôs sobretaxa adicional de 34,27% ao produto brasileiro, após investigação de salvaguardas iniciada em 2019. Desde a aplicação da medida, o Governo brasileiro buscou negociar acordo que evitasse restrições ao comércio bilateral.
MILHO
O Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, e segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), na safra 2019/2020 produziu 100 milhões de toneladas. O país exportou, em 2020, 38 milhões de toneladas de milho, o que equivale a 19,8% das exportações totais do produto. A produção do cereal cresceu em toda parte devido a importância do milho em diversas cadeias produtivas.
EXPORTAÇÃO
A proposta de criação de um Programa de Incentivo às Exportações de Lácteos começou a ser discutida, em reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira, que reúne representantes dos governos e de entidades dos produtores e de indústrias do leite dos três estados do Sul. O encontro foi feito de forma presencial, em Curitiba, e transmitido online, com a participação de pelo menos 60 pessoas. “Precisamos potencializar cada vez mais a cadeia do leite com suporte de pesquisa, com avanço nos mecanismos de redução de custos, com uma infraestrutura mais barata e com o desenvolvimento de produtos mais elaborados, agregando valor, pois nosso desafio é produzir para vender”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.
SOJA
O plantio da soja, principal cultura do período primavera/verão na safra 2022/23, atingiu nesta semana aproximadamente 15% dos 5,7 milhões de hectares esperados. A semeadura foi liberada no Estado em 10 de setembro. Este é um dos assuntos tratados no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, referente ao período de 30 de setembro a 6 de outubro, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. O plantio estava proibido em razão do vazio sanitário, quando o solo precisa estar totalmente livre de vestígios de soja, com o objetivo de evitar que doenças e pragas fiquem incubadas para a safra seguinte.
QUEIJO
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) promove, de 7 outubro e 25 de novembro, o Curso de Queijos Artesanais, destinado a queijeiros das regiões de Guarapuava e Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Estado. Esse é um dos eventos da instituição com vistas à preparação para o Prêmio Queijos do Paraná, lançado no final de agosto. Os interessados podem ser inscrever até o início do curso ou, em último caso, antes do início de um novo módulo. A premiação será uma vitrine para divulgar a diversidade e qualidade da produção paranaense, tanto artesanal como industrial. Mas os organizadores previram uma série de ações voltadas ao desenvolvimento do setor, como a qualificação de produtores de leite, de produtores artesanais de queijo e de indústrias lácteas.
RENOVÁVEL
O avicultor Ildo Alexandre Rottoli, de Cascavel, Oeste do Paraná, foi o primeiro a ter um projeto de painéis fotovoltaicos instalado em sua propriedade, viabilizado pelo programa RenovaPR, do Governo do Estado. O programa disponibiliza linhas de financiamento e equalização de taxas de juros que incentivam a implantação de tecnologias de geração e uso de energias renováveis. Também oferece incentivos tributários e de aproveitamento de créditos. O RenovaPR foi implantado em agosto de 2021 e, até dia (3), tinha 4.539 projetos acatados pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). Esses projetos atingem o montante de R$ 864 milhões, que podem ser formalizados em instituições financeiras.
CANGUIRI
O antigo imóvel antes utilizado como residência oficial dos governadores, na Granja Canguiri, localizada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), abriga agora um Centro de Tecnologia (Cetec) à disposição do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que fica no mesmo terreno. O Cetec é um local para desenvolvimento de projetos do ensino técnico e desafoga os laboratórios atualmente utilizados nas aulas regulares. A edificação foi cedida pelo Governo do Estado à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em 2021. “Esse espaço serviu durante muitos anos para descanso de governadores e agora está integralmente dedicado à educação”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. (Com informações de assessorias)