Divulgação

Foi sepultado ontem em Curitiba o clarinetista e saxofonista Daniel Ferreira de Miranda Júnior, um dos fundadores da Banda Lyra Curitibana. Ele morreu na sexta-feira. Miranda integrou também o conjunto Choro e Seresta, e participou de várias orquestras e grupos musicais, entre eles a Orquestra À Base de Sopro do Conservatório de MPB de Curitiba. Desde muito jovem, Daniel frequentou rodas de samba e aos 16 anos foi um dos primeiros integrantes da Banda Lyra. Participou da Orquestra Sinfônica Juvenil da UFPR e da Banda Musical do CEFET-PR. Durante sua trajetória acompanhou grandes nomes do samba e do choro que passaram pela cidade, como Nelson Sargento, Argemiro Patrocínio, Cabelinho, Casquinha, Noca da Portela, Tia Surica, Tantinho da Mangueira, Nadinho da Ilha, Raul de Souza, Raul de Barros, Humberto Araújo, Zé da Velha, Silvério Pontes e Monarco.


Música
Skank anuncia separação da banda, após 30 anos de estrada
O grupo mineiro Skank noticiou ontem sua separação, sem previsão de volta. Também foi anunciada uma última turnê em 2020 (Skank 30 anos) revisando toda a carreira. Nos 30 anos de carreira, o Skank lançou 10 discos de estúdio e colecionou sucessos. O quarteto resolveu anunciar uma parada ao final de 2020 alegando necessidade dos músicos “fazerem uma pausa e irem para a praia testarem-se fora da única formação que conheceram desde que se juntaram para fazer um som em 1991”. E dizem que não houve briga nem nada que pesasse para essa decisão. “Não precisa nem da decadência, nem da guerra para terminar alguma coisa”, diz o vocalista e guitarrista Samuel Rosa.“É um grande desafio pessoal para cada um. Pode ser extremamente saudável nos reinventarmos, tentarmos coisas diferentes, ter esse espaço para liberdade criativa”, afirma o tecladista Henrique Portugal. A turnê em comemoração às três décadas de banda será embalada por coletânea de 30 hits da carreira e uma canção inédita. As datas serão anunciadas em janeiro.


Perda
Walter Mercado, do ‘ligue djá’, morre aos 87 anos em Porto Rico
O astrólogo e apresentador de TV Walter Mercado Salinas, mais conhecido como Walter Mercado, morreu na noite do último sábado (2). Ele estava internado no Hospital Auxilio Mutuo, em San Juan, capital de Porto Rico. Aos 87 anos, o astrólogo conhecido no Brasil pelo programa de ajuda astrológica em que tornou célebre o bordão “ligue djá” não resistiu a uma falência renal. Para os brasileiros, Mercado ficou conhecido no final da década de 1990, durante o grande ‘boom’ de programas de televendas pelo serviço de 0900, dos mais diferentes gêneros. Um destes programas era apresentado pelo astrólogo, que oferecia consultas também em comerciais exibidos a exaustão nos intervalos de emissoras como SBT, Band e Manchete. Foi neles que o bordão “ligue djá”, lembrado até hoje, virou alvo de imitações e homenagens.


Turne
Banda Kiss vem ao Brasil em 2020 para despedida com show em Curitiba
A banda norte-americana Kiss volta ao Brasil em turnê em 2020 e incluiu Curitiba em sua agenda. O grupo confirmou quatro datas no País em maio do ano que vem, e além da Capital paranaense, passará também por Porto Alegre, São Paulo e Uberlândia (MG). Em Curitiba, o show está previsto para ocorrer no dia 14 de maio. O show em São Paulo já estava confirmado no Allianz Parque. Em Uberlândia, a apresentação acontecerá no estádio Parque do Sabiá. Atualmente, o Kiss está em sua turnê “End Of The Road”, a sua segunda de despedida.


Hora

Mesmo sem horário de verão, celulares adiantam hora em várias cidades
Muitos celulares de diversas marcas e diversas operadoras adiantaram seus relégios em uma hora à meia-noite de ontem, em várias cidades do País — inclusive Curitiba. Os aparelhos, assim, ajustaram-se automaticamente ao horário de verão, que desde 2018 entra em vigor no primeiro fim de semana de novembro. O problema é que, por decisão do presidente Jair Bolsonaro, o horário de verão não vai acontecer mais no Brasil. O assunto viralizou nas redes sociais. Teve gente dizendo que os aparelhos se recusaram a obedecer ao presidente. E muitas pessoas observaram que a troca de horário gerou confusão exatamente no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Níver do dia

Matthew McConaughey, ator norte-americano, 50 anos