Não adiantou a polêmica sobre a ausência de atores negros entre os indicados: a audiência conquistada pela transmissão da cerimônia do Oscar, no domingo, foi a menor nos Estados Unidos dos últimos 8 anos. Cerca de 34,3 milhões de americanos acompanharam a vitória de Spotlight como melhor filme, segundo dados nacionais de classificação. A audiência deste ano foi só superior à de 2008, quando cerca de 32 milhões de americanos sintonizaram a ABC, rede que detém os direitos de transmissão também para o resto do mundo. A emissora tentou minimizar a baixa cifra ao comentar que, entre as cerimônias de prêmios, a do Oscar conquistou a maior audiência. No ano passado, a cerimônia apresentada por Neil Patrick Harris foi vista por 36,6 milhões de americanos, o menor público em seis anos.


Morre o ator George Kennedy, aos 91 anos

O ator George Kennedy, que venceu um Oscar pela performance como um sádico prisioneiro em Rebeldia Indomável (1967), morreu na noite de domingo, Boise, Idaho (EUA). Ele tinha 91 anos. O papel de Dragline, que lhe rendeu um Oscar, deu a Kennedy fama de ator para papéis de durões no cinema. Mas ele também interpretou o capitão de polícia Ed Hocken, da trilogia Corra que a Polícia Vem Aí.


Glória Pires fala sobre Oscar e memes

A atriz Glória Pires publicou um vídeo em que se explica sobre a sua atuação na apresentação do Oscar na Globo na noite de domingo. Ela diz que achou os memes divertidos e que viu tudo como uma brincadeira por parte dos internautas. Ela ainda comentou sobre a proporção que o caso tomou na internet. Ela também agradeceu as manifestações de apoio por parte de seus fãs e agradeceu a oportunidade de trabalhar na apresentação da cerimônia do Oscar. Na transmissão, Glorias foi sempre lacônica e quase sempre distante — o que gerou todos os memes.


Oscar consagra Spotlight e DiCaprio

Quatro vezes a plateia se levantou para aplaudir o vencedor de um Oscar na cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, encerrada na madrugada de ontem. A última delas foi protocolar, sempre dedicada ao filme que vence o prêmio máximo. Mas houve surpresa quando Morgan Freeman falou Spotlight. O Oscar consagrou um filme sobre jornalismo investigativo, que havia conquistado ainda (e apenas) o prêmio de melhor roteiro original. Antes disso, houve o momento mais esperado da noite: Leonardo DiCaprio ganha ou não ganha como melhor ator? Ganhou, enfim, por O Regresso. O filme, favorito nas apostas, perdeu o prêmio máximo, mas ganhou nas categorias ator, diretor (Alejandro González Iñárritu) e fotografia — o campeão de prêmios foi Mad Max: Estrada da Fúria, com seis, todos em categorias técnicas. Outro grande momento foi quando o Oscar de Trilha Sonora foi para Ennio Morricone, por Os Oito Odiados. O público levantou-se para aplaudir o compositor italiano de 87 anos, que nunca havia ganho — apesar dos trabalhos belíssimos e das oito indicações anteriores. O quarto aplauso de pé foi dedicado à performance de Lady Gaga, ao apresentar a música Till It Happens To You, do documentário The Hunting Ground. Surpreendentemente, ela perdeu para o choroso Sam Smith, que cantou Writing’s On the Wall, de 007 Contra Espectre.


 

Níver do dia

Justin Bieber

cantor canadense
22 anos