Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Já prepare a câmera e os looks porque já está aberta a temporada de fotos na Rua do Outono! A atração curitibana que ganhou esse título é a Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no Mossunguê, e hoje o Curitiba Cult e a Imobiliária Galvão te levam para conhecer a história do cenário único da capital.

A avenida foi nomeada em homenagem ao mais jovem deputado federal eleito do Paraná, Heitor Alencar Furtado. Em 1982, Furtado foi assassinado durante sua campanha de reeleição e em 1983 Maurício Freut, prefeito da capital na época, autorizou que a rua levasse o nome do deputado.

O projeto que a tornou fotogênica na verdade não tinha esse intuito. O engenheiro Roberto Salgueiro acreditava que plantar 853 mudas de liquidâmbares – que mais tarde fariam a famosa rua – deixaria o trajeto do ônibus que passa por essa rua mais agradável.

Em entrevista, o engenheiro ainda revelou que o projeto sofreu antagonismo, já que a espécie que ao longo das estações muda as cores de sua folhagem é nativa da América do Norte. 20 anos depois, a Rua do Outono – época em que as folhas ficam com tom avermelhado – é um ponto turístico de Curitiba.

Neste ano, a prefeitura da cidade decidiu levar a beleza das liquidâmbares a Avenida República Argentina. Estão previstos os plantios de mais de mil mudas de liquidâmbares até a Linha Verde, o que inclui a continuação da via, a Avenida Winston Churchill.

Também responsável pela “nova Rua do Outono”, Roberto Salgueiro estima que as mudas, que já têm 4 anos, demorem mais 14 para seu amadurecimento total. “Em cerca de 10, elas já estarão cheias. Em 20 anos, teremos um cenário semelhante ao da Deputado Heitor Alencar Furtado”, avaliou.

A Prefeitura de Curitiba pede que as pessoas não entrem na canaleta exclusiva dos ônibus para fazerem fotos. Essa conduta imprudente pode causar acidentes e graves atropelamentos.