O ex-senador e pré-candidato ao governo, Osmar Dias (PDT), criticou o ajuste fiscal implementado pela gestão Beto Richa (PSDB). “O ajuste fiscal promovido pelo governo do Estado, que na realidade foi um arrocho, contribuiu muito com esta crise, que provoca desemprego e diminui a oferta de vagas no mercado, principalmente para os jovens”, disse o pedetista. “Precisamos discutir e buscar um novo modelo para o Estado. Acredito que as cooperativas e o agronegócio podem contribuir ainda mais no desenvolvimento da região de Maringá e do Paraná”, defendeu.

Antecipação
Segundo Osmar, o Estado precisa cortar despesas, já que a antecipação de repasses do ICMS, que iriam entrar nos cofres públicos no próximo ano e em 2020, vai deixar o próximo governo com menos dinheiro para investimentos e obras. “O governo atual antecipou repasses do ICMS para fechar as contas. Para isso, concedeu um deságio de 50%. Dos cerca de R$ 3,4 bilhões que o Estado tinha direito, entraram nos cofres públicos aproximadamente R$ 1,7 bilhão. O próximo governador terá de arrumar a casa para o Paraná voltar a crescer”, afirma Osmar. 

Vigília
Os organizadores do acampamento em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas proximidades da sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde o petista está preso desde 7 de abril, divulgaram um vídeo no qual denunciam um suposto ataque de moradores vizinhos. Segundo a denúncia, um grupo de manifestantes contrários ao acampamento teria colocado fogo em pneus, na noite de ontem, e xingado participantes da vigília. “Eles nos xingam de porcos, eles nos xingam de fascistas e os policiais nada fazem. É o estado se posicionando a favor da burguesia”, diz um homem que gravou o vídeo.

Tensão
Segundo eles, policiais militares assistiram a tudo sem reação. E o fogo teria atingido fios de alta tensão, colocando em risco os manifestantes que participam da vigília. Em nota, os organizadores repudiaram a ação “de indivíduos de extrema-direita que na noite de ontem (14), atacaram, ofenderam e proferiram frases preconceituosas contra integrantes da Vigília”. 

Apoio
Os presidentes licenciados da Federação de Comércio do Paraná (Fecomércio/PR), Darci Piana, e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, oficializaram ontem o apoio à pré-candidatura do deputado estadual Ratinho Junior (PSD) ao governo. Ambos são cotados como potenciais candidatos a vice na chapa de Ratinho. “Na minha idade não me permite aventuras. O fato de eu estar aqui hoje é porque minha decisão foi baseada em pessoas e projetos sérios”, disse Piana, que vai integrar a coordenação da campanha do pré-candidato do PSD. 

Viaduto
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) multou o supervisor de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ricardo Antônio de Almeida Bindo; e o servidor da Coordenação de Mobilidade Urbana do órgão Márcio Augusto de Toledo Teixeira. Os motivos foram falhas verificadas no planejamento e na execução do Viaduto Francisco Heráclito dos Santos – conhecido como Viaduto Estaiado, sobre a Avenida Comendador Franco – uma das obras realizadas na capital paranaense para receber jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Prejuízo
Segundo o TCE, os dois servidores municipais foram “condescendentes à exposição da administração ao desnecessário risco de dano”. Esse dano só não ocorreu porque o consórcio vencedor da licitação apresentou proposta com valores inferiores aos fixados no edital lançado pelo Ippuc.