
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, voltarão a Foz do Iguaçu (PR) para participar da solenidade de lançamento da pedra fundamental da segunda ponte entre os dois países, no dia 10 de maio. A confirmação foi feita na última sexta-feira (26), pelo Palácio do Planalto. O anúncio foi feito logo depois que o Conselho de Administração da Itaipu aprovou a construção da obra com recursos da própria binacional. A reunião ocorreu na usina, na sexta-feira, data de aniversário de 46 anos do Tratado de Itaipu.
1a de Maio na Vila Torres
A CUT Paraná deve realizar seu ato de 1o de maio na Vila das Torres, em Curitiba, em uma programação em defesa de direitos sociais, da aposentadoria e de mais postos de trabalho. A atividade começará às 8h, na Paróquia São João Batista, na Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 698, no Bairro Rebouças. Depois do ato, parte dos sindicalistas deve ir até o bairro Santa Cândida, onde o ex-presidente Lula está detido na sede da Polícia Federal.
Sombra
A coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, registrou no fim de semana que aliados do governador do Paraná, Ratinho Júnior, e integrantes do PSD, o partido dele, reclamam do que chamam de ingerência excessiva do marqueteiro argentino Jorge Gerez sobre as ações da administração. Gerez é ligado ao partido anterior de Ratinho, o PSC, não tem gabinete no Palácio, mas sempre circula entre as secretarias.
Novo polo gastronômico
Depende do aval do plenário da Câmara Municipal a criação de um novo polo gastronômico em Curitiba. Amanhã (30), os vereadores deliberam, em primeira votação, o projeto de Bruno Pessuti (PSD) que elege o trecho da alameda Prudente de Moraes, entre a rua Saldanha Marinho e a alameda Dr. Carlos de Carvalho, no Centro de Curitiba, como uma nova região especial da capital. Segundo o autor, a região possui um fluxo gastronômico “reconhecido pela população curitibana e pela mídia”, e que a iniciativa “vem ao encontro dos anseios dos comerciantes, para superar a crise econômica”. Pessuti também lembra que o Plano Diretor de Curitiba permite que o Poder Executivo promova melhorias urbanísticas nos polos gastronômicos, requalificando o espaço público, as calçadas, a iluminação e até com a implantação de parklets (“minipraças” em substituição a vagas de estacionamento).
Refinarias da Lava Jato à venda
A Petrobras anunciou na última sexta-feira (26) que pretende vender, entre outros ativos, oito das 15 refinarias que possui no Brasil. O Conselho de Administração incluiu os desinvestimentos no plano de negócios da estatal para o período 2020-2024, e os detalhes deverão ser divulgados no quarto trimestre de 2019. A maioria das oito refinarias que serão postas à venda tiveram o nome divulgado nos últimos cinco anos fora do noticiário econômico, devido à operação Lava Jato. Um levantamento do Congresso em Foco mostra que cinco das obras foram alvo do chamado cartel da Petrobras, no qual as principais empreiteiras combinavam entre si os vencedores das licitações e pagavam, em troca dos contratos, propinas a políticos e dirigentes da estatal. As citadas são Refinaria Abreu e Lima (RNEST); Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR); Refinaria Landulpho Alves (RLAM); Refinaria Gabriel Passos (REGAP); e Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP).