
A Assembleia Legislativa aprovou ontem, em segundo turno, projeto do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que extingue, cria e transforma cargos do órgão. O impacto financeiro, segundo a proposta, será de R$ 2,3 milhões ano ano. Na justificativa do projeto, o TCE alega que a proposta decorre da necessidade de reestruturação e uniformização da nomenclatura desses cargos, determinadas pelo reordenamento das unidades administrativas na atividade fim, conforme a Resolução nº 64/2018, que alterou dispositivos do regimento interno da Corte.
Déficit
O deputado estadual Ratinho Junior (PSD), pré-candidato ao governo voltou a defender, ontem, o reajuste salarial dos servidores públicos estaduais. Em sua página no Facebook, ao compartilha notícia sobre o reajuste, Ratinho alfinetou a governadora Cida Borghetti (PP). “É uma questão de respeito com os servidores públicos do Paraná. Em um momento econômico em que se fala tanto em enxugar a máquina pública, não podemos ver a criação de novas secretarias e o servidores continuarem sem reajuste”, escreveu.
Multiplicação
Ratinho se refere à criação da Secretaria Especial do Trabalho, como já ocorria em gestões anteriores; e outra para a Administração Penitenciária, antes subordinada à Segurança Pública. Cida garante que os atos não criaram novos gastos ao governo.
Estreia
José Luiz Bovo, que assumiu a Secretaria de Estado da Fazenda do governo Cida Borghetti, em substituição ao poderoso Mauro Ricardo Costa, que comandou a Pasta no segundo mandato do governo Beto Richa, fará sua estreia na Assembleia Legislativa na próxima terça-feira. Em pauta, a prestação de contas do Estado do primeiro quadrimestre. A bancada de oposição já avisou que pretende questioná-lo sobre se o governo vai ou não retomar a data-base do reajuste salarial dos servidores públicos estaduais, suspensa na gestão de Richa.
Pesquisa
Depois de cancelada na semana passada, após o instituto responsável alegar erros metodológicos, a segunda pesquisa de intenção de votos para o governo do Paraná deve ser divulgada amanhã. O instituto Radar Pesquisas fez novamente o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o governo. O levantamento também deve divulgar dados sobre intenções de Senado, mas desistiu de fazer pesquisas para deputado federal e deputado estadual. Outra diferença é que agora a pesquisa estimulada não considera o senador Roberto Requião como candidato ao governo, e sim ao Senado.
Tapetão
A pesquisa registrada na semana passada foi questionada por PMB, PDT e PP. Antes, a Radar aparecia na Justiça eleitoral como contratada pelo Paraná Portal. Agora o contratante é o próprio instituto. O instituto deve ouvir 1200 entrevistados. O intervalo de confiança é de 95,5 %. E a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro é PR-00078/2018.
Sanepar
Os vereadores de Curitiba aprovou ontem, em segundo turno, por 27 votos a dois, projeto que autoriza a prefeitura a firmar um novo convênio com a Sanepar, por meio do regime de cooperação regionalizada, para os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Os vereadores Felipe Braga Côrtes (PSD) e Josete voltaram a criticar a votação em regime de urgência, pedida pelo prefeito Rafael Greca (PMN).