Franklin de Freitas

O candidato do Podemos à Presidência da República, senador Alvaro Dias, teria aceitado participar de uma reunião articulada pelo jurista Miguel Reale Júnior, em São Paulo, ontem, para tentar unir os candidatos de centro, Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles e Marina Silva em torno de uma candidatura única ainda no primeiro turno. A informação é do jornal Folha de São Paulo. Meirelles e Marina, porém, mudaram de ideia e a reunião acabou cancelada. 

Vem a mim
Meirelles ironizou o fracasso da articulação. “É muito simples, não faz sentido fazerem reunião para ficar discutindo algo que não vai a lugar nenhum. Basta o senhor Geraldo Alckmin desistir ou outros desistirem, porque a minha candidatura está crescendo e nós acreditamos que o povo brasileiro vai escolher a competência, a honestidade, a seriedade e a experiência”, disse o ex-ministro da Fazenda. 

Carreatas
A governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti (PP) realiza hoje seis carretas pela Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A agenda começa às 9 horas em Campina Grande do Sul e passa por Quatro Barras, Piraquara e Pinhais. À tarde, a governadora estará em Araucária e Fazenda Rio Grande.

Integração
Ontem, Cida garantiu o fortalecimento das regiões metropolitanas para melhorar o transporte público entre os municípios, a execução de obras e o atendimento de saúde. “Garantir a extensão dos serviços das cidades polos às regiões metropolitanas é essencial para o desenvolvimento de todos os municípios”, disse a governadora durante caminhada em Apucarana. A candidata ressaltou que é de sua autoria a lei que regulamentou as regiões metropolitanas e que possibilitou a criação das regiões de Maringá, Londrina e Apucarana por exemplo.

Monarquia
O candidato do PSD ao governo, Ratinho Junior, afirmou ontem que o “o Paraná tem que fazer um encontro com a verdade”. Ele voltou a defender a importância de enxugar a máquina do Estado e de aumentar a eficiência das ações do estado com foco na eliminação de gastos supérfluos que ele chamou de “regalias monárquicas”. 

Mordomias
Segundo Ratinho Jr, o cidadão que paga impostos não pode arcar com essas mordomias. Ele lembrou a questão da aposentadoria de governadores. “Não é mais possível quem assume o governo por seis ou oito meses ir pra casa com um salário de R$ 35 mil pago pelos paranaenses”.

Poços  
Indícios de irregularidade levaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) a suspender licitação do Instituto das Águas do Paraná para contratar empresa para a prestação de serviços de perfuração de poços, divididos em três lotes. Os técnicos do TCE identificaram problemas no edital do pregão, apontando que ele era “ambíguo e confuso”, pois permitia em um item a subcontratação do fornecimento em situação excepcional, mediante autorização prévia do contratante, em outro proibia.

Critérios
A inspetoria do tribunal ressaltou, também, a ausência de critérios objetivos para a exigência de qualificação econômico-financeira, pois o Termo de Referência é omisso quanto ao estabelecimento de valores mínimos para comprovação da boa situação financeira da empresa. Além disso, apontou a proibição injustificada à participação de consórcio de empresas.