
O clima continua “quente” no MDB do Paraná. Na última quinta-feira, o Diretório Municipal do partido elegeu, em convenção, a chapa única “Novo Movimento Democrático”, capitaneada pelo deputado estadual Requião Filho, que é filho do ex-senador Roberto Requião (MDB). Dos 195 votos, houve apenas um voto em branco e nenhum contrário. Agora, o novo diretório deve eleger o presidente da Executiva municipal da legenda na Capital e Requião Filho tende a ser confirmado no cargo.
Quórum
Presidente em exercício do MDB do Paraná, o deputado estadual Anibelli Neto, havia questionado a realização da convenção municipal em Curitiba, lembrando que por determinação da Direção Nacional, os mandatos dos diretórios municipais foram prorrogados até 15 de setembro. Além disso, na avaliação do grupo, a convenção encabeçada pela ala liderada por Requião Filho não teria conseguido o quórum mínimo de convenionais, de 256, para uma cidade do porte da Capital do Estado. Diante do impasse, o confronto entre as duas alas pode acabar na Justiça.
Democracia
Requião Filho comemorou o resultado da convenção questionada e ainda alfinetou os adversários internos. “Com nenhum voto contrário e apenas um em branco se encerra a convenção do MDB de Curitiba. Quem tem medo da Democracia?”, perguntou. Ele afirmou ainda que o objetivo agora é “trabalhar a candidatura própria” à prefeitura da Capital para o ano que vem. O deputado foi o candidato a prefeito da sigla em 2016, terminando o primeiro turno da disputa em quinto, com pouco mais de 52 mil votos, ou 5,6% dos votos válidos.
Licitação
A Assembleia Legislativa abriu licitação para a contratação de até três agências para prestação dos serviços de publicidade e propaganda institucional para a Casa. O valor máximo da concorrência é de R$ 30 milhões, por um contrato de um ano, prorrogável para até cinco anos. A justificativa da direção da Casa é “manter a sociedade paranaense permanentemente informada, bem como de ampliar sua participação nas decisões do Poder Legislativo Estadual e de atender aos princípios e iniciativas de interesse público, em respeito ao direito à informação e ao princípios da publicidade e da transparência”.
Promoção
Ainda de acordo com o edital, a publicidade “sempre terá caráter educativo, informativo, interativo, participativo junto à sociedade ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”. O recebimento das propostas está marcado para o próximo dia 6 de setembro.
Verba
O lançamento do edital tem sido questionado internamento pelos parlamentares. Os críticos da medida lembram que cada deputado já tem direito a uma verba mensal de R$ 31,4 mil para gastos diversos, inclusive com a divulgação da atividade parlamentar. E que a Casa também conta com a TV Assembleia, além de mídias sociais e outros meios para divulgar os trabalhos do Legislativo estadual.
Imagem
A Vara Cível de Paranacity (região Noroeste) condenou a prefeita de Paranacity, Sueli Terezinha Wanderbrook (PP), por improbidade administrativa. Ela é acusada pelo Ministério Público de usar a página do município na internet para se autopromover, vinculando notícias da prefeitura a sua imagem pessoal. Segundo o MP, o portal da prefeitura “mais se assemelha a uma rede social da requerida do que um espaço para divulgação de notícias e publicidade instituciona.