A governadora Cida Borghetti marcou para hoje, às 9h30, no Palácio Iguaçu, uma reunião com representantes de diversos órgãos do setor de segurança pública que atuam no estado. Será a primeira reunião de integração das forças de segurança. Foram convocados autoridades da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, do Departamento Penitenciário, da Polícia Rodoviária Federal, do Tribunal de Justiça, Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, Guarda Municipal, de sindicatos e outras entidades do setor. A reunião, segundo a assessoria, é para tratar da transformação da Administração Penitenciário do Paraná, subordinado à Secretaria de Segurança Pública, em uma secretaria.
Osmar não vai facilitar
Se depender do ex-senador Osmar Dias (PDT), pré-candidato do PDT ao governo do Estado, o quadro eleitoral no Paraná vao demorar para se definir. Em entrevista ao NP Diário, de Santo Antonio da Platina, ele disse que não tem pressa para fechar uma aliança partidária. Para isso tem até o mês de julho. “Quero fazer aliança em cima de um projeto de Estado”, disse ele. De quebra, falou que aceita conversar com o deputado Ratinho Junior para uma aliança, desde que o colega seja candidato ao Senado. Uma resposta clara ao seu irmão Alvaro Dias, pré-candidato a presidente pelo Podemos, que sugeriu que Osmar saia ao Senado e Ratinho Jr, todos o apoiando, é claro.
Escola Sem Partido na pauta
A Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba se reunirá na próxima quarta-feira (2), às 8h30, na sala anexa ao gabinete da Presidência, para debater pareceres a seis projetos de lei. Um deles, de iniciativa dos vereadores Ezequias Barros (PRP), Osias Moraes (PRB) e Thiago Ferro (PSDB), pretende implantar na rede municipal de ensino o programa Escola Sem Partido (005.00275.2017, com as emendas 032.00044.2017 e 034.00114.2017). A proposição chegou a entrar na pauta do colegiado no dia 18 de abril, mas Professora Josete (PT) pediu vista ao relator, Tico Kuzma (Pros). O projeto já passou pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Educação, Cultura e Turismo e agora depende do parecer de Serviço Público para estar apta para a deliberação em plenário.
Temer cancela viagem
O presidente Michel Temer desistiu de viagem internacional que faria na próxima semana ao Sudeste Asiático. A programação inicial era que ele embarcasse no dia 5 e só retornasse em 14 de maio. É a segunda vez que ele cancela o roteiro. Na primeira, desistiu por recomendação médica. A decisão coincide o pedido da Polícia Federal de prorrogação de inquérito que investiga o presidente sobre a edição de um decreto que favoreceria empresa portuária.
Contribuição sindical em baixa
O corregedor-geral do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro Lelio Bentes Corrêa, decidiu suspender uma decisão da Justiça de Porto Alegre que determinou o desconto de contribuição sindical dos empregados de uma loja de departamento. A cobrança obrigatória passou a ser facultativa após a sanção da 13.467/2017 (Reforma Trabalhista). A decisão, assinada no dia 18 de abril, tem validade somente para o caso concreto, mas poderá servir de precedente para anular liminares que também autorizaram a cobrança obrigatória em todo o país. As informações são da Agência Brasil.
Assine
e navegue sem anúncios