
A prisão do ex-governador Beto Richa (PSDB) foi o assunto do dia na sessão de ontem da Assembleia Legislativa. Deputados de oposição aproveitaram para cobrar, indiretamente, a governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti (PP) e o deputado licenciado e candidato ao governo, Ratinho Júnior (PSD), pelo apoio ao governo Richa. “Quem vai defender o governo Beto Richa agora? Aqueles que eram seus apoiadores? Ou aqueles que não são mais seus apoiadores e não são mais?”, questionou o deputado Tadeu Veneri (PT). “Quem irá reconhecer que recebeu dezenas de ambulâncias, carros do corpo de bombeiros, viagens, cargos nunca revelados, benefícios para eleição, reeleição de prefeitos?”, perguntou.
Factóide
O líder da bancada do MDB na Assembleia, deputado Nereu Moura, lembrou que em 2016, apontou suspeitas de irregularidades no programa “Patrulha no Campo”, que motivou a prisão de Richa. Segundo ele, na época, a bancada do governo rejeitou pedido de informações sobre o assunto, alegando que seria apenas um “factóide” da oposição. “Hoje estarrecidos nós assistimos a maior vergonha política que já ocorreu nesse Estado”, afirmou.
Camburão
O deputado Requião Filho (MDB) ironizou a prisão de Richa. “Difícil segurar a ironia de que o chefe da bancada do camburão saiu de camburão de casa”, disse, em referência ao episódio em que deputados da base do governo entraram na Assembleia em um caminhão da polícia para votar o ajuste fiscal proposto pelo tucano, em 2015. “Deveríamos dar uma olhada nas câmeras de segurança aqui da Casa porque ontem tinham dezenas de carros com adesivos do Beto Richa, que hoje sumiram, inclusive dos carros de seus deputados”, brincou.
Chumbo trocado
Aliado de Ratinho Jr, o deputado Hussein Bakri, que integrava a base de Richa, reagiu lembrando que o empresário Joel Malucelli, que é sogro do deputado federal e candidato ao governo do MDB, João Arruda, também teve um pedido de prisão determinado pela Justiça na mesma operação que prendeu Richa. “Não é salutar trazer para esta pauta esta Casa. Vamos deixar lá para fora isso. O cidadão que está assistindo não quer saber. O Ratinho é independente. Não importa se o sogro (de Arruda) está envolvido”, afirmou o parlamentar.
Hospitais
Ratinho Jr participou ontem de encontro com representantes da Federação das Santas Casas de Misericórdia (FEMIPA), em Curitiba. A Federação reúne hospitais filantrópicos do Paraná, que são parceiros do governo do Estado, e é responsável por 50% dos atendimentos dos hospitais do Paraná e de 70% dos atendimentos de alta complexidade. “Queremos ampliar parcerias com hospitais filantrópicos, especialmente no que se refere ao custeio e a ampliação e oferta de cirurgias eletivas. Além disso, pretendemos potencializar os centros de especialidades”, afirmou o candidato.
Sold out
Cida Borghetti participou de evento de campanha em Santa Felicidade, Curitiba. O evento, que estava previsto para acontecer dentro do restaurante Madalosso, tradicional ponto de encontros políticos da Capital, precisou ser transferido para o estacionamento pelo grande número de pessoas. Segundo a organização, mais de 6 mil pessoas participaram do encontro.
Prefeitos
Ainda de acordo com a campanha de Cida, entre os participantes 251 eram prefeitos, ou 65% de todos os gestores municipais do Estado, além de 311 ex-prefeitos, 168 vices e 1.516 vereadores, candidatos a deputado estadual e federal pela chapa e o candidato a senador Alex Canziani.