A governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti (PP) participa amanhã em Curitiba, da quinta reunião pública de trabalho sobre o novo ciclo de concessões rodoviárias. O encontro será no centro de eventos do Instituto de Engenharia do Paraná. Já foram realizadas reuniões em Londrina, Cascavel, Ponta Grosso e Maringá. "É muito importante essas reuniões públicas nas quais antecipamos que não haverá prorrogação das concessões e que o novo modelo tem que ter uma tarifa justa, 50% em média, mas as obras que devem executadas nas rodovias", disse Cida Borghetti.
Copel
Em encontro com funcionários da Copel, ontem, o deputado estadual e candidato ao governo, Ratinho Júnior (PSD), descartou privatizar a empresa, caso eleito. “A Copel é um patrimônio dos paranaenses, tem sua função social e não vai ser vendida. O que vamos fazer é modernizar a sua gestão. Existem muitas diretorias que hoje tem como função serem cabide de indicações políticas. Nós vamos reduzir essas diretorias. Vamos fazer mais com menos”, afirmou.
Rede
Outra medida apontada pelo candidato é reinvestir no Paraná, melhorando a infraestrutura da rede da companhia. “A Copel tem muitos ativos financeiros fora do nosso Estado. Vamos vender esses ativos e com esses recursos, vamos investir na melhoria da rede da Copel. Uma demanda do setor do agronegócio, em especial dos criadores de aves, é transformar a rede elétrica que alimenta as granjas, em trifásica”, defendeu.
29 de abril
Em debate no Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (SINEPE/PR), o ex-governador e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), culpou os senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (MDB) pelo confronto entre policiais e professores, em 29 de abril de 2015, no Centro Cívico, durante a votação pela Assembleia Legislativa de mudanças no Paraná Previdência e outras medidas de ajuste fiscal propostas por ele, que deixou mais de 200 pessoas feridas.
Radicais
O tucano voltou a sustentar de que o ajuste era necessário e deixou o Estado na situação econômica mais estável. "Para isso, coloquei meu patrimônio político em jogo. Não pensei no meu futuro, pensei no Paraná. Votamos a reforma da previdência na Assembleia, tão necessária ao país. Lamentavelmente, tivemos o episódio do 29 de abril, em que professores e sindicatos foram inflados à greves por senadores paranaenses que empunham bandeiras político-partidárias. Grupos radicais estavam presentes. E conseguiram o que queriam, uma pancadaria", alegou o ex-governador.
Novo
O candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, João Amoêdo, volta ao Paraná no início da semana que vem. Ele vai proferir palestras em Cascavel, Curitiba e Foz do Iguaçu. Acompanhado do ex-técnico de vôlei e “embaixador” da legenda, Bernardinho, o candidato abordará temas como renovação na política, modernização do Estado e fim de privilégios.
Pesquisa
O deputado federal Rubens Bueno (PPS) pediu explicações ao ministro da Educação, Rossieli Soares, a respeito do suposto corte no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para bolsas de pós-graduação e a suspensão de programas de educação básica, de universidade aberta e de cooperação internacional. No documento, o parlamentar afirma que mais de 200 mil bolsistas poderiam ser prejudicados caso aconteçam cortes no orçamento da educação estimados em R$ 580 milhões, a partir de 2019.