
Candidato do PDT à prefeitura de Curitiba, o deputado estadual Goura apresentou na Assembleia Legislativa projeto que pretende estimular o uso responsável da água no Paraná, que enfrenta uma das maiores crises hídricas de sua história. Segundo ele, a proposta é baseada no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que prevê “assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”.
Reuso
O objetivo, segundo Goura, é desenvolver ações que visem inibir qualquer atividade que desperdice água potável ou cause sua má utilização, além de estimular mecanismos e tecnologias que aumentem a eficiência de seu uso. “Estamos vivendo a maior crise hídrica do Estado do Paraná e não temos perspectivas de uma melhora efetiva dos nossos reservatórios. Precisamos, sim, falar do reuso da água, aproveitamento e captação de água da chuva, de reutilização da água do ar condicionado e do aumento das áreas permeáveis”, argumenta o candidato.
Estímulo
O candidato do MDB à prefeitura de Curitiba, João Arruda e o candidato a vereador Henry Xavier (MDB) conversaram ontem com a diretoria da Adevipar (Associação dos Deficientes Visuais do Paraná) sobre as demandas dos cegos e apresentaram as propostas para as pessoas com deficiência (PcD) já inclusas no plano de governo. Dentre as propostas do emedebista estão retomar o estímulo às empresas privadas na contratação de mais pessoas com deficiência e na definição de orçamento dar prioridade à educação especial através da qualificação dos professores e outros servidores, por exemplo, urbanismo com acessibilidade, além de manter o diálogo com o setor para ampliar a construção de políticas públicas.
Vila dos Cegos
Após a reunião, João Arruda e Henry Xavier foram até o bairro do Santa Quitéria para conhecer a famosa Vila dos Cegos, onde também foram apresentadas as dificuldades dos moradores daquela região com a falta de acessibilidade e uma melhor sinalização nas ruas que passam no entorno da vila. “Reiteramos o compromisso junto às pessoas com deficiência, e também, com todos que necessitam de instituições assistencialistas, que empenham um papel importantíssimo de acolhimento, encaminhamento e apoio, e que o município não consegue realizar”, dissse Arruda.
Telemedicina
O candidato do PSL à prefeitura de Curitiba, Fernando Francischini, afirmou hoje que, se eleito, pretende em tornar Curitiba uma referência nacional na saúde pública. Os projetos dele para a área partem de alguns pilares estratégicos como: telemedicina, saúde 24h, pronto-socorro odontológico, centro de especialidades, cirurgias eletivas, novo modelo de remuneração, ampliação da rede de atendimento de urgências e emergências e outros, afirma. A telemedicina é uma área da telessaúde que permite a interpretação de exames e emissões de receitas e laudos médicos de forma não presencial. Já o Saúde 24h será um programa destinado à ampliação da oferta de consultas e exames eletivos, em horários alternativos.
Vinte e quatro horas
Ainda dentro do Saúde 24h, Francischini destaca um serviço que Curitiba ainda não tem: um Pronto-Socorro Odontológico, diz ele. Outra proposta são os Centros de Especialidades, que serão disponibilizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O objetivo é implantar o serviço de atendimento às especialidades ambulatoriais destinadas a consultas eletivas e à realização de exames complementares eletivos, inclusive exames de imagem, afirma o candidato.