Divulgação

A semana começa sob a expectativa do desfecho da “queda de braço” entre governo do Estado e servidores públicos em greve em protesto pelo pagamento do reajuste de 4,94% referente à inflação dos últimos doze meses. Depois de pedir uma semana para apresentar uma proposta e afirmar que não reabriria negociações com os grevistas, o Executivo deve tomar uma posição, principalmente em relação a policiais civis e militares, que adiaram a adesão ao movimento aguardando uma resposta do Palácio Iguaçu.

Passeata
No sábado, os servidores da saúde pública aprovaram adesão à paralisação do funcionalismo. Para hoje, o Fórum das Entidades Sindicais (FES/PR) prepara novo ato partindo da praça Santos Andrade até o Palácio Iguaçu no Centro Cívico. A entidade tenta mostrar força diante das declarações do governador Ratinho Júnior (PSD), que minimizou o movimento, apontando baixa adesão dos servidores à paralisação.

Alta definição
A TV Assembleia passou a transmitir, na semana passada, toda sua grade de programação e a gerar conteúdo em alta definição (HD). Além da mudança na qualidade da geração da imagem, a emissora institucional da Assembleia, a direção da Casa também afirma ter renovado seu parque tecnológico com objetivo de dar mais qualidade e visibilidade à atividade parlamentar.

Digital
O processo de modernização promoveu mudanças profundas no parque tecnológico da TV Assembleia. Foram adquiridas novas câmeras digitais, tripés, microfones, controle mestre, exibidores, ilhas e softwares de edição. Além disso, a emissora agora passa a contar com novos equipamentos de monitoração de sinais de áudio e vídeo, monitores multiview, cabos de fibra ótica e um moderno sistema de armazenamento de arquivos de áudio e vídeo.

Bloqueio
A Vara Cível de Mangueirinha (região Sudoeste) decretou a indisponibilidade de bens, no montante de R$ 721 mil, de 17 vereadores, ex-vereadores e servidores da Câmara Municipal da cidade que atuaram de 2009 a 2012. A decisão decorre de pedido do Ministério Público em ação civil pública por ato de improbidade administrativa referente ao recebimento indevido de diárias. Entre os investigados está o atual presidente da Câmara, Isaias Tranbulak (MDB), que teve R$124 mil bloqueados pela Justiça.

Diárias
Na ação, o MP apresentou notas de empenho e liquidação e relatórios de auditoria que demonstram o pagamento e o recebimento indevido de diárias. Segundo a promotoria, houve no período vários casos de pagamento de diárias de viagens não comprovadas ou com justificativas ausentes ou inválidas, bem como pagamentos sem existência do ato de concessão da diária, e mesmo diárias concedidas a vereadores presentes em sessão da Câmara ou durante o recesso parlamentar, entre outros.

Dívida
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) rejeitou as contas de 2016 da prefeitura de Janiópolis (região Noroeste) e aplicou uas multas ao ex-prefeito José Domingos Poera (2013-2016) e uma multa ao atual prefeito, Ismael José Dezanoski. Entre as irregularidades apontadas estão a existência de dívidas dos últimos dois quadrimestres do mandato de Poera, a serem pagas no exercício seguinte, sem a existência de recursos suficientes em caixa para tanto.Além dessa inconformidade, foi ressalvado o déficit orçamentário de fontes não vinculadas, que atingiu 4,35%, ainda abaixo dos 5% toleráveis pelo Tribunal.