Desagravo

Ivan Santos com colaboração dos editores do Bem Paraná politica@bemparana.com.br

Dálie Felberg/Alep

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) criticou ontem o deputado federal Boca Aberta (PROS), que publicou vídeo nas redes sociais atacando os deputados estaduais Tercílio Turini (Cidadania), Cobra Repórter (PSD) e Tiago Amaral (PSB), que assim como ele têm base eleitoral em Londrina (região Norte), por terem votado pela aprovação da reforma da previdência dos servidores públicos estaduais. Traiano se dirigiu ao filho do parlamentar, deputado estadual Boca Aberta Júnior (PROS) para reclamar do ataque. “Seu pai de uma forma grosseira, má educada, ofende os deputados estaduais”, reclamou o tucano, lembrando que Boca Aberta teria votado a favor da reforma da previdência na Câmara.

Recibo
Boca Aberta Júnior reagiu afirmando que Traiano deveria reclamar diretamente com seu pai. “Meu pai tem o direito de manifestar a sua opinião”, afirmou. “Se o senhor não gostou ligue para ele e fale diretamente para ele. Uma coisa não tem nada a ver com outra”, rebateu.

Parcialidade
Já o líder da bancada de oposição, deputado Tadeu Veneri (PT) pediu direito de resposta por texto publicado no site da Assembleia, afirmando que os parlamentares que votaram pela aprovação da reforma teriam sido “responsáveis”. Para Veneri, o texto dava a entender que quem votou contra a reforma teria sido irresponsável. “Onde está a impessoalidade? Pode ser crime de improbidade”, questionou ele.

Eleições 2020
O PSB paranaense anunciou que além de Curitiba, com o ex-prefeito e deputado federal Luciano Ducci, também pretende lançar o deputado estadual Tiago Amaral como candidato próprio do partido à prefeitura de Londrina. Segundo o deputado Luiz Cláudio Romanelli, a legenda vai lançar as duas pré-candidaturas já no início de 2020, até março, durante encontro estadual que será realizado em Curitiba. “Teremos candidaturas fortes na maioria das cidades do Paraná, a exemplo ainda de Ponta Grossa, onde o nosso candidato será o deputado Aliel Machado que está muito bem preparado para ser prefeito”, explicou.

Frota
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa que investiga o contrato do governo do Estado com a empresa JMK para a manutenção da frota de veículos oficiais vota hoje o relatório final da investigação. O relator, deputado Delegado Jacovós (PR) pediu o indiciamento de 19 pessoas – 14 ligadas à JMK e cinco agentes públicos – por supostos crimes contra a lei de Licitações e atos de improbidade administrativa. Entre as doze recomendações, consta que o Estado reavalie o modelo de gestão da frota.

Edital
“O objetivo desta CPI é evitar a repetição destas falhas na administração do dinheiro público, que causaram um prejuízo milionário aos cofres públicos e prejudicaram serviços essenciais ao povo paranaense”, explica o presidente da CPI, deputado Soldado Fruet (PROS), que na semana passada protocolou no Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) um pedido de suspensão da nova licitação para gerenciamento da frota estadual. “Se já está comprovado que o contrato com a JMK era superfaturado, não faz nenhum sentido o governo lançar um edital às pressas, sem esperar as recomendações da CPI, e ainda por cima com valor quase 50% maior”, aponta o parlamentar.