Divulgação

O PSB filiou na segunda-feira os empresários Ricardo Miranda e Marcos Ivankio Bascuia já anunciados como pré-candidatos a prefeito nas cidades de Fazenda Rio Grande e Mandirituba (região metropolitana de Curitiba, respectivamente. “O PSB vai ter candidato a prefeito na maioria das cidades do Paraná com uma atenção especial às cidades da região metropolitana de Curitiba. Na capital, o nosso candidato é o deputado Luciano Ducci”, explicou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Acúmulo
A Justiça determinou o bloqueio dos bens do prefeito de Capitão Leônidas Marques (região Oeste), Claudiomiro Quadri (PMDB) e do secretário de Saúde do município, Ademar Mantovani, no valor de R$ 723 mil cada um. A decisão atende pedido do Ministério Público, que acusa os dois de improbidade administrativa. Segundo o MP, Mantovani teria ocupado ocupou simultaneamente dois cargos públicos incompatíveis – de secretário municipal e professor da rede estadual – na gestão anterior (2009-2012) e na atual, o que seria proibido tanto pela Constituição e pela legislação municipal.

Diárias
A Vara da Fazenda Pública de Cidade Gaúcha (Noroeste) também determinou o bloqueio de bens de oito vereadores e três servidores da Câmara Municipal da cidade, até o valor total de R$ 1.580.000. Eles são acusados de improbidade administrativa, em 11 ações civis públicas ajuizadas pela promotoria local, por irregularidades no recebimento de diárias.

Enriquecimento
De acordo com investigação MP, os oito vereadores e os três servidores da Câmara receberam valores a título de diárias, desde 2017, sem comprovação de gastos nem devolução dos valores não utilizados. Somente em 2017, os gastos com diárias de viagem (alimentação e hospedagem) pelo Legislativo da cidade teria superado o valor somado utilizado pelas Câmaras de Cianorte, Umuarama, Maringá, Cascavel e Ivaté. Pela falta de comprovação dos altos gastos, o MP considerou que houve enriquecimento ilícito, com prejuízo aos cofres públicos e violação dos princípios da moralidade e da legalidade.

Afastado
A Vara Criminal da comarca determinou o afastamento do cargo, por 120 dias, de um vereador investigado pelo crime de corrupção de testemunha em processo criminal. Além disso, ele está proibido de acessar a Câmara e a Prefeitura. Pelo mesmo fato, já foram afastados o presidente e o assessor de Comunicação da Câmara, presos em flagrante no momento em que tentavam subornar um representante de organização não governamental da cidade para que ele não denunciasse irregularidades na administração do Legislativo. Os investigados já foram postos em liberdade, com a aplicação de medidas restritivas de direitos.

Transparência
O Paraná foi escolhido para participar de um projeto contra corrupção da Transparência Internacional, com apoio da Dinamarca e Canadá. A organização, presente em boa parte dos países, trabalha pela transparência e integridade, principalmente nas gestões públicas. A reunião com a Controladoria-Geral do Estado para acertar os detalhes da parceria aconteceu ontem.

Controle
Pela proposta da Transparência Internacional, funcionários públicos da área de controle interno passarão por treinamento de duas semanas em Copenhagem, na Dinamarca. No retorno, eles deverão elaborar Planos de Integridade Estaduais, com base na metodologia aprendida.