
Primeiro suplente do PSD nas eleições de 2016, Alex Rato assumiu ontem a vaga deixada pelo vereador Jairo Marcelino (PSD), que faleceu no último dia 20, vítima do Covid-19. Rato hoje está no Patriota, mas por decisão da Câmara com base em jurisprudência anterior, acabou ficando com a cadeira destinada à antiga legenda. A decisão da Mesa Diretora segue orientação da Justiça Estadual, que entende não ser da competência do Legislativo decidir sobre o impacto da troca de partido no cumprimento daquela sequência estabelecida nas urnas.
Memória
O novo vereador já tinha participado da legislatura, de março de 2019 até outubro deste ano, quando Felipe Braga Côrtes, do PSD, que estava licenciado para ocupar o cargo de diretor do Departamento de Apoio à Pessoa Com Deficiência e de Políticas Públicas de Acessibilidade no governo do Paraná, voltou para o Legislativo. Na rápida cerimônia de posse, conduzida por Sabino Picolo (DEM), presidente da Câmara, Alex Rato fez uma deferência à memória de Marcelino. “Ele sempre me orientou na Câmara. Que descanse em paz. Eu agradeço por tudo que me ensinou e que fez por mim”, agradeceu.
Debate
O juiz Rodrigo Domingos Peluso Júnior, da 177ª Zona Eleitoral de Curitiba, acatou ação do candidato do PT à prefeitura de Curitiba, Paulo Opuszka, e determinou a suspensão da primeira rodada de sabatinas promovida pelo jornal Gazeta do Povo. Segundo a assessoria do PT, a ação aponta “falta de isonomia no processo de seleção dos candidatos participantes” dos debates que ocorreriam de ontem até a próxima sexta-feira, e seriam transmitidos via Youtube.
Margem de erro
O jornal fez acordo para chamar os oito candidatos mais bem colocados na última pesquisa Ibope/RPC. Paulo Opuszka (PT) apareceu com 1% das inteções de voto, mesmo índice de Professora Samara (PSTU); Marisa Lobo (Avante); Professor Mocellin (PV); Zé Boni (PTC) e Letícia Lanz (PSOL). Em primeiro estava Rafael Greca (DEM), com 46%. Em seguida vem Fernando Francischini (PSL) e Goura (PDT), com 8%; Christiane Yared (PL): 5%; João Arruda (MDB): 3%; Carol Arns (Podemos): 3%; e João Guilherme (Novo): 2%. O partido alega que a empresa, ao desconsiderar a margem de erro e utilizando como critério para desempate o percentual mais baixo de rejeição entre os candidatos, a Gazeta do Povo teria ignorado os preceitos democráticos de isonomia.
Registro
A decisão liminar do juiz suspende a primeira rodada de debates até o julgamento final da representação. A primeira sabatina, entre os candidatos Goura (PDT) e João Arruda (MDB), foi realizada ontem. Para hoje estava previsto debate entre Christiane Yared e Carol Arns. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PR-01535/2020 e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento ouviu 805 eleitores entre os dias 20 e 22 de outubro, com nível de confiança de 95% e foi contratado pela RPC TV. A reportagem do Bem Paraná entrou em contado com a RPC/Gazeta do Povo, mas até o fechamento desta edição a empresa não havia se pronunciado.
Educação
A candidata do PL à prefeitura de Curitiba, deputada federal Christiane Yared, afirmou hoje que mais que locais de transmissão de conhecimento, as escolas municipais devem ser espaços de acolhimento às crianças em 2021. A retomada das aulas deve ser feita num contexto que valorize alunos, professores e funcionários, defende ela.