O ex-secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita foi chamado pelo ex-juiz federal Sérgio Moro para compor a equipe do Ministério da Justiça. Mesquita vai comandar a Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado, que será subordinada à Secretaria de Operações Integradas do ministério —de responsabilidade de Rosalvo Franco, ex-superintendente da Polícia Federal do Paraná.
Luto
O advogado José Cid Campelo, que presidiu a OAB Paraná de 1989 a 1991, faleceu na sexta-feira. Em uma nota divulgada em seu site, a Ordem dos Advogados confirmou a informação, “com grande pesar”. Cid Campelo tinha 86 anos de idade, dos quais 57 dedicou ao exercício da advocacia – em 2011, inclusive, foi homenageado pela OAB Paraná e recebeu um diploma em reconhecimento aos 50 anos de exercício ininterrupto da advocacia. O advogado era casado com Zélia Cavallin Campelo e pai de José Cid Campelo Filho, ex-secretário de Justiça do governo do Estado na gestão Jaime Lerner, de Rita Elizabeth Campelo e Joselia Campelo e Silva.
Carreira
Nascido em 14 de março de 1932, em Paranaguá, Campêlo formou-se na Faculdade de Direito de Curitiba em 1958. Era também formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Antes da carreira jurídica, atuou como delegado regional de polícia em Laranjeiras do Sul e como chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios e Assistência Social. Foi Procurador do Estado do Paraná e lecionou Direito Público na Faculdade de Administração Professor De Plácido e Silva, em Curitiba. Nos anos 90, por escolha da presidente Violeta Chamorro, foi nomeado cônsul honorário da Nicarágua no Paraná. Na seccional paranaense da OAB foi presidente no triênio 1989-1991 e também conselheiro federal de 1993 a 1995.
Reformulação
A programação da Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE) vai ser reformulada. Segundo a administração do governador Ratinho Júnior (PSD), o canal televisivo vai dedicar mais espaço para a promoção da identidade paranaense, com foco em turismo e cultura, e também em conteúdos de cunho educativo e informativo. A nova grade começou a ser desenhada. Durante o processo de reformulação, a produção local ficará suspensa temporariamente. A TV segue no ar, retransmitindo a programação da TV Cultura de São Paulo.
Enxugamento
A medida atende a diretriz do governador que estabeleceu como meta de gestão dar mais eficiência à estrutura de Estado, com enxugamento da máquina e redução de gastos. A nova programação terá caráter educativo, privilegiando a valorização do povo paranaense. As rádios AM 630 e FM 97.1 seguem com a programação normal, mas também serão reestruturadas.
Solto
O Tribunal de Justiça determinou a libertação do vereador afastado de Londrina, Rony Alves (PTB), preso no último dia 22 sob a acusação de ameaçar uma testemunha da Operação Zona Residencial 3 (ZR3), que investiga um esquema de cobrança de propina para mudança de zoneamento na cidade. A decisão liminar foi do juiz de direito substitutoKennedy Josué Greca de Mattos. Ele considerou que os fatos apontados no pedido de prisão pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), não configuram a coação de testemunha no processo. O juis alegou não haver provas das ameaças nos fatos relatados pelo Gaeco.