O Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), por meio de pesquisas, conseguiu confirmar que o paranaense Sebastião Batista dos Santos, com 117 anos, é o eleitor mais velho do Brasil. Santos nasceu em Coronel Vivida (região Sudoeste), em 1902. A pesquisa confirmou que a data de nascimento de Sebastião é 15 de março de 1902. Como não possuía registro de nascimento, o homem recebeu uma certidão, uma nova carteira de identidade e, no mês passado, pelas mãos do juiz eleitoral da 101º Zona Eleitoral, doutor Carlos Gregório Bezerra Guerra, um novo título de eleitor.
Recorde
Com toda documentação oficial em dia, especula-se que seu Sebastião seja a pessoa mais velha do mundo. A assessoria do Instituto de Identificação já entrou em contato com o livro mundial dos recordes e o caso está em fase de observação. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) divulgou nota afirmando que o órgão “tem orgulho em reconhecer o seu Sebastião como um exemplo de eleitor, que, mesmo após tantas décadas, continua a se interessar pelo exercício da cidadania”.
Portal
A Assembleia Legislativa lança hoje o novo portal da Casa na internet. Segundo a Diretoria de Comunicação do Legislativo estadual, as mudanças tem o objetivo de atender a todas as plataformas digitais, como notebooks, os celulares e tablets. A barra de rolagem ficou mais curta e o acesso às matérias, fotos e à pesquisa legislativa de projetos e leis estaduais são feitos na primeira tela, com apenas um clique.
Transmissões
Já ao abrir o site, as transmissões ao vivo das sessões plenárias aparecem. As principais notícias do dia estão listadas horizontalmente, junto com as imagens, o que melhora a visualização. A busca pelos perfis dos deputados também foi otimizada, com os nomes, as fotos e a seleção apresentados alfabeticamente. Nesse espaço será possível ao cidadão acompanhar, em vídeo, os pronunciamentos feitos pelos deputados durante as sessões plenárias, bem como ter acesso às fotos, às leis criadas por eles e também às notícias relativas ao parlamentar que são produzidas diariamente pela Diretoria de Comunicação da Assembleia.
Projetos
Outra novidade é a Pesquisa Legislativa, ainda na tela principal. É só digitar o número do projeto, ou o nome do deputado que o propôs, para conhecer os detalhes dele. O mesmo acontece com as receitas, despesas e licitações, disponíveis no Portal da Transparência.
Segunda instância
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB/MS), anunciou que a PEC da prisão em segunda instância será votada no colegiado nesta semana. Ela registrou que seu dever é pautar qualquer projeto que seja da vontade da maioria dos senadores e acrescentou que a PEC será o primeiro item da reunião do dia 20 de novembro.
Instabilidade
Tebet disse que acertou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um procedimento mínimo para a tramitação da PEC na CCJ e no Plenário. Segundo a senadora, as mudanças de interpretação no Supremo Tribunal Federal (STF) trazem instabilidade jurídica e política ao país. Ela afirmou que é responsabilidade do Congresso se posicionar sobre o tema e não se pode tratar do assunto com base em caso específico, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva.