Atual diretor-geral da Secretaria de Estado do Planejamento, João Evaristo Debiasi deve assumir em breve a Secretaria de Estado da Comunicação do governo Ratinho Júnior. A informação foi divulgada pelo colunista Marc Sousa, da RIC Mais e confirmada por fontes ligadas ao governo. Entre 2014 e 2018, ele já comandou a Secretaria de Estado da Comunicação de Santa Catarina. Debiasi é mestre em Comunicação – Jornalismo pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). O atual secretário da Comunicação, Hudson José, deve assumir uma diretoria da Sanepar.
Fake news
O deputado estadual Requião Filho (MDB) apresentou projeto que pretende proibir a nomeação para cargos públicos do Estado de pessoas que tenham sido condenadas pela disseminação de notícias falsas, as chamadas “fake news”. Segundo o texto apresentado, as contratações passariam a ser vetadas nos três poderes, no intuito de punir quem produz, espalha ou fomenta as fake news.
Teorias
“Todos os dias chovem mensagens absurdas nas redes sociais, com teorias sem pé nem cabeça, denúncias mentirosas e graves envolvendo nomes de pessoas conhecidas, e até mesmo com falsas pesquisas que prometem a cura de doenças como o coronavírus, que enganam milhões de pessoas”, alega o parlamentar. “Infelizmente, não é uma prática comum da população checar as informações que recebem, e o resultado disso é desastroso. Em 2018, por exemplo, a enxurrada de notícias falsas decidiu de forma inequívoca o resultado das eleições. E tudo o que pudermos fazer para coibir quem está por trás deste crime, deve ser feito”, defende.
Estrada do Colono
O Ministério Público do Paraná manifestou-se contrariamente ao projeto em discussão no Congresso, que pretende autorizar a reabertura da Estrada do Colono no trecho de 18 quilômetros que passa dentro do Parque Nacional do Iguaçu, entre os municípios de Serranópolis do Iguaçu e Capanema (região Oeste). Em nota técnica enviada ao relator da proposta, o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), a instituição alerta para a inconstitucionalidade do projeto e os efeitos negativos de sua eventual aprovação.
Mata Atlântica
Segundo a nota, o projeto, que pretende criar a “Estrada-Parque Caminho do Colono” e instituir uma nova categoria de unidade de conservação, a “estrada-parque”, afronta o “regime jurídico especial de proteção do bioma Mata Atlântica, fundado na Constituição Federal. Ainda segundo o MP, decisão da Justiça Federal já determinou que a estrada permaneça fechada, de modo que a aprovação do projeto desrespeitaria sentença judicial.
Codesul
O governador Ratinho Junior (PSD) recebe no sábado os governadores de São Paulo, João Doria; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Santa Catarina, Carlos Moiséão do sexto encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece em Foz do Iguaçu (região Oeste). Questões como sustentabilidade, bioeconomia e economia criativa vão permear as discussões da reunião.
Prisão em segunda instância
O grupo de senadores favoráveis à prisão imediata de condenados em segunda instância vai entregar nos próximos dias ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), um abaixo-assinado para que seja colocado em votação no plenário o projeto que trata do tema. Além do documento, que conta com 43 assinaturas, eles pretendem apresentar um requerimento de urgência para a tramitação do projeto e se mobilizam por meio de suas redes sociais para pedir apoio à proposta. “É uma forma de fortalecermos o presidente Davi Alcolumbre dizendo: paute, porque mais da metade, a maioria dos senadores quer que paute e vão aprovar esse projeto de lei do Senado”, escreveu o senador Major Olímpio (PSL/SP).