Jonas Oliveira/AE

A governadora Cida Borghetti anunciou ontem durante reunião com o secretariado no Palácio Iguaçu, Nádia Oliveira de Moura como a nova secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Ela vai substituir Fernanda Richa, esposa do ex-governador Beto Richa (PSDB), que pediu demissão do cargo no início de agosto.

Surpresa
A nova secretária atuava na Prefeitura de Londrina, onde era responsável pela pasta municipal de Assistência Social, da Mulher e do Idoso, desde janeiro de 2017. Nádia diz que ficou surpresa ao receber o convite da governadora, mas que recebeu o desafio com responsabilidade e alegria. “É uma honra poder participar destes 75 dias que restam do Governo Cida Borghetti. Participei da construção da política de assistência social no Estado, já venho há muito tempo neste trabalho. Trago comigo essa experiência como assistente social, como técnica e como gestora”, disse a nova secretária.

Cargos
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) multou o ex-diretor-presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho; e o ex-diretor administrativo e financeiro da instituição Heraldo Alves das Neves. O motivo foi a nomeação de empregados públicos para duas funções de confiança, simultaneamente, com remuneração para ambas as atribuições. Se paga ainda em outubro, cada multa vale R$ 4.033,60.

Acúmulo
Segundo o TCE, quatro pessoas ocuparam função de confiança sem a prévia aprovação em concurso. Com relação ao acúmulo de funções de confiança com remuneração para ambas atribuições, o relator Ivens Linhares destacou que foram realizados pagamentos indevidos a três empregados públicos, no total de R$ 168.720,88.

Fake news
Não é verdadeira a informação de que os 7,2 milhões de votos nulos (6,2% do total de votos) nestas eleições são prova de fraude nas urnas eletrônicas. Esses votos foram anulados pelos próprios eleitores que digitaram um número inexistente e confirmaram o voto. A checagem da notícia foi realizada pelo Projeto Comprova. Uma corrente que viralizou no WhatsApp afirma equivocadamente que os 6,2% de votos nulos nas eleições de 2018 comprovam mau funcionamento e fraude nas urnas.

Vem Pra Rua
O movimento ‘Vem Pra Rua’ realiza no próximo domingo, em mais de 240 cidades, a manifestação “#PTNÃO para o Brasil não virar uma Venezuela”. Até ontem, mais de 1,5 milhão de pessoas foram convidadas através da rede social. No Paraná, o movimento deve ocorrer em 16 cidades:  Bandeirantes, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Matinhos, Maringá, Nova Aurora, Palotina, Planalto, Ponta Grossa, São João do Ivaí, Toledo e Umuarama. 

Crise
Segundo as informações da página, a organização do movimento afirma acreditar que o país corre sérios riscos caso o PT volte ao governo. “Nos últimos anos, o Partido dos Trabalhadores causou uma crise sem precedentes na história do Brasil: volta da inflação, saques criminosos bilionários de dinheiro público da Petrobrás e outras empresas públicas, economia desorganizada, altas taxas de desemprego, caos na segurança e saúde públicas, além de escândalos de corrupção envolvendo suas maiores lideranças”.