O deputado Mauro Lopes (MDB/MG) votou na terça-feira pelo arquivamento do processo por quebra de decoro contra o deputado federal do Paraná, Nelson Meurer (PP) no Conselho de Ética da Câmara. No entanto, um pedido de vista adiou a votação do caso no colegiado. Lopes justificou o arquivamento ao afirmar que “o caso ocorreu no mandato passado, antes de 2014, e mesmo assim o povo entendeu que ele deveria ser reeleito e foi reeleito pelo povo do Paraná”. Segundo o parlamentar, o processo ainda está no Supremo Tribunal Federal (STF).
Corrupção
Em recesso branco, o colegiado só deve votar o arquivamento do processo contra o deputado Nelson Meurer na segunda semana de outubro, após as eleições. Por unanimidade, o deputado foi condenado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em regime fechado. Apesar da decisão, o deputado recorre em liberdade. Meurer é o primeiro condenado pelo STF na Operação Lava Jato após a chegada dos primeiros inquéritos, em 2015.
Impostos
O candidato a governador do MDB, deputado federal João Arruda, disse em debate com sindicatos na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que Ratinho Jr e Cida ajudaram a potencializar a crise econômica no Paraná, ao apoiarem a política de aumento de taxas e impostos executada pelo governo Beto Richa (PSDB). “Os impostos são altíssimos, nós temos uma crise nacional que foi potencializada pela má gestão do atual governo do Paraná”, disse Arruda. De acordo com ele, o governo Richa, Ratinho e Cida aumentou o ICMS não só no combustível do caminhoneiro, mas também dos aviões, a querosene.
Visitas virtuais
A governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti (PP) afirmou, em sabatina na subseção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que o projeto Visita Virtual – que permite que as detentas da Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), em Piraquara, revejam suas famílias por chamada de vídeo – será levado para as 31 penitenciárias do Estado. As conversas são por chamadas de vídeo, que duram cerca de meia hora, e acompanhadas por agentes penitenciários. As detentas utilizam o computador instalado na unidade, enquanto os familiares têm acesso via celular ou computador, como em uma chamada de vídeo normal.
Ressocialização
“Cerca de 70% das detentas não recebem visita dos familiares e isso impacta na ressocialização. O projeto, ainda em fase piloto, é inédito no Brasil e será estendido a todas as 31 unidades penais do Paraná”, afirmou Cida durante reunião com advogadas na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB/PR).
Vocação
Já o candidato do PSD ao governo, deputado Ratinho Júnior, recebeu, em visita a Apucarana (região Norte), um documento de empresários locais com três reivindicações, entre elas a construção de um centro de eventos na cidade. “Precisamos proporcionar a integração de diversos tipos de fornecedores para consolidar a vocação da região e estimular o crescimento da indústria”, afirmou.
Ippuc
Sérgio Pires, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) entre 2013 e 2016, foi multado em R$ 7 mil pelo Tribunal de Contas do Estado devido ao déficit de R$ 2,87 milhões em 2014. A análise dos técnicos do TCE apontou duas falhas: entrega dos dados do ano com atraso de 129 dias; além do déficit que representa 7,1% do orçamento da autarquia.