O governo do estado decidiu retirar um projeto de lei complementar que havia sido protocolado em abril propondo mecanismos de avaliação e controle de ações e políticas de governo e determinando medidas para manter o equilíbrio das contas públicas. O engavetamento foi solicitado pelo líder, deputado Hussein Bakri, depois de ouvir queixas de outros parlamentares. Batizado de Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo (PDLP), o projeto diz que o aumento dos investimentos está atrelado à contenção de reajustes, promoções e avanços nas carreiras do funcionalismo público. Alguns deputados entenderam que a proposta é de manter o arrocho salarial que vem desde 2016 ao funcionalismo, com defasagem que passa de 17% de inflação do período. O governo mantém desde o fim do mês passado uma comissão para negociar pautas do funcionalismo estadual, entre as quais a data-base.
Consulta
O governo do Paraná deverá apresentar nas próximas semanas um banco de projetos para um pacote de obras. Para levantar quais projetos são mais urgentes, foi realizada ontem uma reunião entre o chefe da Casa Civil, Guto Silva, os secretários da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, com deputados estaduais. O governador Ratinho Junior já havia anunciado em evento no Palácio Iguaçu que ouviria os deputados antes de definir as prioridades. A intenção, também, é agradar as bases eleitorais dos parlamentares e garantir apoio na Assembleia.
Subsídio
O governo do Estado vai renovar a destinação recursos para subsidiar o transporte coletivo de Curitiba. A medida será formalizada nesta quinta-feira (9) em evento com o governador Ratinho Junior (PSD) e o prefeito Rafael Greca (DEM), no Parque Barigui, no estacionamento defronte à BR-277, às 11h30. No encontro também serão anunciadas melhorias no sistema de transporte da capital.
Acordo em xeque
A Assembleia Legislativa deve realizar uma audiência pública no fim do mês para questionar o acordo de leniência firmado entre Ministério Público Federal (MPF) e a concessionária de pedágio CCR/Rodonorte. Um requerimento já aprovado pela Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação da Assembleia convoca os procuradores da Lava Jato a dar explicações no encontro. O autor do pedido é o primeiro-secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). Ele reafirmou ontem (8) a necessidade de buscar rescisão ou, pelo menos, a revisão do acordo, que considera altamente lesivo ao interesse público. Os procuradores do MPF não confirmaram se irão aceitar o convite do deputado. Procurada, a assessoria afirmou que o MPF não iria se manifestar sobre o questionamento do deputado.
TV governamental
A TV Educativa, que no governo Roberto Requião (MDB) passou a ser chamada Paraná Educativa e que no de Beto Richa (PSDB) virou E-Paraná, vai mudar novamente de nome. Passará a ser TV Paraná Turismo. A mudança de nome se dará numa solenidade no Canal da Música na próxima segunda-feira. De acordo com informações aputadas pela jornalista Roseli Abrão, o nome similar à autarquia Paraná Turismo, que passou a fazer parte da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, dará à TV conteúdo direcionado ao turismo e engloba o compromisso do governo de investir 35% do orçamento da comunicação neste setor. A medida fez parte da campanha de Ratinho Junior ao governo.