Franklin de Freitas

O desembargador José Laurindo de Souza Netto, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), vai receber o título de Cidadão Honorário da cidade de Palmas (sul do Paraná). A cerimonia será amanhã, às 10h30, no salão do Júri do Fórum de Palmas. A proposição da homenagem a Laurindo é do presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Luis Guesser, e do diretor do Fórum da Comarca de Palmas, Eduardo R. Pinheiro M. Vianna. No mesmo evento, será realizada a assinatura de convênios para a instalação do CEJUSC Fazendário, CEJUSC Procon e da Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu).

Prioridades
O governador Ratinho Junior (PSD) se reuniu ontem, em Brasília, com a bancada paranaense de deputados federais e senadores para apresentar os projetos que o governo do Estado considerada prioritários e que podem ser incluídos no orçamento da União, por meio de emendas parlamentares. “São sugestões. O objetivo é viabilizar o financiamento de iniciativas que não poderiam ser realizadas, ao menos com a agilidade esperada, apenas com recursos do Tesouro do Estado”, explicou. “Obviamente a bancada vai decidir o que realmente acha importante”, afirmou Ratinho Jr.

Emendas
O governador entregou a cada parlamentar um o Portfólio de Emendas. No total, são 22 sugestões, que somam R$ 471,7 milhões e estão distribuídos nas áreas da Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Urbano, Agricultura, Planejamento, Meio Ambiente e Cultura e Comunicação Social. A ideia é prospectar junto aos ministérios rubricas orçamentárias para incluí-los no planejamento de investimentos do Estado. No documento, também estão inclusas sugestões de outras ações que podem ser feitas com recursos das emendas.

Demissão
O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) divulgou ontem nota sobre o fato de 54 auditores terem entregue seus cargos comissionados, na última sexta-feira, em protesto contra o secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior. Segundo eles, é a primeira vez que isso acontece, e ao contrário do divulgado pela Secretaria da Fazenda, os cargos não foram entregues por força da alteração do Diretor Geral da Secretaria da Fazenda, ou mesmo do Diretor da Receita Estadual do Paraná.

Falta de educação
Na nota, a entidade afirma que o pedido de exoneração em massa foi motivada porque os auditores não aceitam que o secretário da Fazenda “denigra a imagem da Receita Estadual”, da própria Sefa “e de seu corpo técnico perante outros órgãos e a sociedade, fato que costumeiramente vem se repetindo, nos últimos meses”. Também acusam Garcia Jr de “frequente falta de educação e respeito (…) em reuniões de trabalho, dentro e fora do órgão, com rotineiras situações de humilhação de servidores técnicos e gerenciais do órgão”.

Professores
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou ontem parecer favoráve a projeto que prevê o estabelecimento de medidas de proteção que reduzam os índices de violência contra os profissionais da área da Educação – especialmente os professores – que atuam na rede pública estadual. Os autores citam na justificativa do projeto uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que mostra que o Brasil está no topo do ranking da violência contra profissionais da Educação. O percentual de professores que afirmaram na ocasião já ter sofrido alguma agressão ou intimidação de alunos, pelo menos uma vez na semana, era de 12,5%. Era a pior posição dentre os países pesquisados.