O partido Avante da candidata à prefeitura de Curitiba, Marisa Lobo, que conseguiu decisão da Jusztiça a pedido de acesso aos dados da última pesquisa Ibope de intenções de votos na cidade afirmou ontem que o instituto apresentou apenas parte das informações requeridas. Os advogados da campanha de Marisa Lobo dizem ter verificado que os documentos não foram apresentados adequadamente e requereu na Justiça que o instituto de pesquisa apresente urgentemente todas as informações da pesquisa, pois afirma que “existe um desvirtuamento nos dados apurados pelo Ibope e divulgados pela RPC”.
Identificação
Segundo a candidata do Avante, é possível verificar que os candidatos que obtiveram 1% de intenção de votos (Camila Lanes até Zé Boni) foram posicionados alfabeticamente sem considerar o resultado e posição real de cada candidato na pesquisa. O fato se torna ainda mais grave, diz a campanha de Marisa Lobo, em razão de que essa informação não teria sido divulgada pelo Ibope ou pela RPC. Os dados apresentados pelo Ibope ao jurídico do Avante, segundo o partido, também não possibilitaram a identificação da real posição de cada candidato na pesquisa. Além dessas informações o jurídico do partido requereu ainda que o Ibope apresente os dados unitários referente a intenção de votos por bairros. A pesquisa foi encomendada pela RPC. O número de registro do levantamento é PR-08260/2020. Foram ouvidos 602 eleitores entre 4 e 6 de outubro. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Acidente
O candidato do MDB a prefeito de Curitiba, João Arruda (MDB) vai ter problema de mobilidade nos próximos dias devido a um acidente com um brinquedo do filho ontem, mas não vai parar de fazer campanha.”Vamos manter o pique. Mesmo com o pé machucado sou bem mais ágil que o (prefeito Rafael) Greca (DEM)”, brincou.
Brinquedo
João Arruda postou a seguinte mensagem em um grupo de whatsapp. “Quando a gente quer voltar a ser criança, olha o que acontece. Fui testar o brinquedo novo do Felipe e, pow, abri o dedo do pé. Fui parar no hospital e, de acordo com a médica, abriu como uma couve-flor. Ela recomendou não dar ponto, porque pode abrir de novo. A ideia é fechar naturalmente com curativo e anti-inflamatório. Acho que que foi só um susto”, disse. “A agenda continua normal, só estarei mais lento que o normal. Não vou poder usar sapato fechado por um tempo e vou ter de deixar a corrida diária para depois. Foco total na corrida para as eleições agora”, comentou.
Infância
A candidata à Prefeitura de Curitiba, Carol Arns (Podemos), assumiu em seu plano de governo o compromisso de fortalecer políticas públicas voltadas para a primeira infância. A fase corresponde aos primeiros seis anos de vida da criança e é considerada essencial para o seu desenvolvimento integral. Segundo Carol Arns, Curitiba precisa avançar nos programas de educação, saúde e assistência social voltados para esta faixa etária. “Esses são os três pilares do desenvolvimento humano. São áreas que precisam estar articuladas e trabalhar de forma convergente na formação dos cidadãos”, acredita.