O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) promove, hoje um encontro dos candidatos ao governo do Estado com as lideranças industriais paranaenses. Para o evento foram convidados quatro candidatos: Ratinho Júnior (PSD), Cida Borghetti (PP), João Arruda (MDB) e Dr. Rosinha (PT).
Propostas
Durante o encontro, o Sistema Fiep entregará aos candidatos um documento com proposta para o desenvolvimento do setor. O documento apresenta 30 desafios a serem trabalhados nos próximos anos em prol da competitividade da indústria. Dentro desses desafios, são apontadas 100 ações prioritárias para o desenvolvimento do setor. Todas essas propostas estão divididas em 12 fatores-chave, que incluem áreas como educação, infraestrutura, inovação, política econômica, gestão pública, relações de trabalho e tributação, entre outras.
Cancelado
Na tarde de hoje, o Sistema Fiep receberia ainda o candidato à presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles, que também apresentaria suas propostas em um diálogo com as lideranças industriais. A participação do presidenciável, no entanto, foi cancelada por questões de agenda do candidato.
Itaipu
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu recebeu ontem, em Mercedes, o candidato Ratinho Jr. O evento fez parte de um cronograma de encontros com os candidatos ao governo do Estado, organizado pelo Conselho dos Lindeiros. Além de Ratinho Junior, agendas com João Arruda e Cida Borghetti também serão desenvolvidas. O objetivoé ouvir a proposta dos candidatos e apresentar as demandas da região lindeira por intermédio de uma Carta Compromisso.
Compromisso
O documento foi assinado por Ratinho Junior e Darci Piana como forma de compromisso com a região dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. “Aqui é uma região importante para o Estado. Tem uma produção agrícola muito forte. Precisamos incentivar a industrialização e geração de empregos. Na segurança teremos o projeto de instalação de câmeras e tecnologia para fazer o combate ao crime organizado”, destacou Ratinho Jr.
Regionalização
A governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti afirmou ontem que estimulará as potencialidades de cada região para desenvolver as 399 cidades do Estado e assim garantir mais oportunidades de emprego e renda aos paranaenses. “Desenvolver as vocações regionais é compromisso de Estado. A partir de planejamento, vamos abranger todas as cadeias da produção para elevar a renda média do paranaense e agregar valor aos produtos do Paraná”, disse Cida. “Somente quem planeja a médio e longo prazo é capaz de tomar decisões estratégicas”, afirmou.
Aeroporto
Cida recebeu, na Associação Comercial e Empresaria de Toledo (ACIT), uma carta com reivindicações do setor e ressaltou as ações já em andamento no governo do Estado para garantir o desenvolvimento regional como a desapropriação da área para a construção do Aeroporto Regional do Oeste, o novo traçado ferroviário (de Dourados , no Mato Grosso do Sul à Paranaguá) com ramais modais de Cascavel a Foz do Iguaçu e do Porto de Paranaguá ao Porto de Pontal do Sul, e os estudos para o novo modelo de concessão de pedágios no Paraná. “Em três meses resolvi um problema que se arrastava há 20 anos, quando assinei o decreto de Utilidade Pública para desapropriação do terreno onde será construído o novo Aeroporto Regional do Oeste”, afirmou.