O ministro Luiz Edson Fachin, presidente da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, pautou o julgamento do mérito da primeira ação penal da operação “lava jato” para o dia 15 de maio. O revisor, ministro Celso de Mello, havia liberado o processo para julgamento na última segunda. A ação é sobre a denúncia de que o deputado Nelson Meurer (PP-PR) recebeu R$ 357 milhões oriundos de contratos superfaturados da Petrobras. Segundo a PGR, que no dia 11 de abril cobrou prioridade no julgamento, o dinheiro foi repassado pelo doleiro Alberto Youssef e parte dele retornou ao ex-diretor de serviços da Petrobras Paulo Roberto Costa.
Gleisi é a próxima
Segundo fontes do STF, o próximo julgamento ser liberado por Celso de Mello será o da senadora Gleisi Hoffmann (PT), que deve ser marcado para o dia 28.
Rocha Loures fala sobre a mala
Pela primeira vez desde que foi flagrado na Operação Patmos carregando uma mala recheada com R$ 500 mil, o ex-assessor presidencial paranaense Rodrigo da Rocha Loures se pronunciou sobre o caso. O depoimento prestado à Justiça foi obtido com exclusividade por O Globo. A acusação da Procuradoria-Geral da República é que o destinatário final da mala seria o presidente Michel Temer (PMDB), que foi acusado de corrupção passiva no caso. Em defesa apresentada à Justiça Federal, Rocha Loures afirmou que recebeu a mala do delator Ricardo Saud, do grupo da JBS, “sem saber qual era seu conteúdo” e disse que “desconhecia quaisquer acertos, pagamentos e condições”. Tampouco entra em detalhes sobre o assunto. Loures se tornou réu neste caso em dezembro do ano passado.
Marina Silva vem aí
A ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede), pré-candidata à Presidência da República, vem a Curitiba no dia 16 de maio. De acordo com a assessoria da Rede, Marina deve participar de um evento na Unicuritiba, entre outros atos que ainda estão sendo agendados. Para o dia 17, a equipe da presidenciável planeja que ela participe de encontros na região metropolitana. A agenda deve ser confirmada até amanhã; No evento do dia 16, que segundo a Rede está marcado para começar às 19 horas, Marina deve falar às 21 horas. A assessoria da Unicuritiba confirmou a organização de sabatinas acadêmicas com os pré-candidatos, mas as datas ainda não foram oficializadas. Em março, o partido anunciou o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi como seu pré-candidato ao governo do Paraná em 2018.
Agenda de candidato
O pré-candidato ao governo Osmar Dias (PDT) ainda não sabe sobre suas coligações e apoios, mas segue agenda pesada no interior do Estado. Neste fim de semana, passará por Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, e Carambeí, nos Campos Gerais, onde participará de feiras agropecuárias
Mesma turma
O novo secretário da Fazenda, George Hermann Tormin, nomeado pela governador Cida Borghetti, era diretor-geral da pasta na gestão de Mauro Ricardo Costa. Tormin também é conselheiro fiscal da Copel e do Conselho de Fiscal da Sanepar. Marcos Traad, que deixou o Detran, agora está no cargo de gestor público da Assessoria da Governadoria. A Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) segue sob o comando de Tino Staniszewski.