
A advogada Mirian Gonçalves (PT), ex-vice-prefeita de Curitiba, quer ser candidata a uma das duas vagas paranaenses no Senado neste ano. Em carta publicada na internet, Mirian cita que a senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, optou por não tentar a reeleição. Gleisi será candidata à deputada federal. A ex-vice-prefeita ressaltou, porém, que a indicação efetiva dos candidatos só ocorre nas convenções partidárias, que neste ano ocorrem entre o fim de julho e início de agosto.
Concorrência
Com Mirian, já são 12 pré-candidatos paranaenses ao Senado. Os outros são o ex-governador Beto Richa (PSDB), a deputada federal Christiane Yared (PR), o deputado federal Fernando Francischini (PSL), o deputado estadual Ney Leprevost (PSD), o ex-senador Flavio Arns (Rede), o servidor público Rodrigo Tomazini (PSOL), a socióloga Jacqueline Parmigiani (PSOL), o deputado federal Alex Canziani (PTB), o deputado federal Hidekazu Takayama (PSC), o ex-presidente do Grupo Positivo Oriovisto Guimarães (PODE), e o ex-vereador de Santa Cruz do Monte Castelo José Maria Boni (PRTB). O senador Roberto Requião (MDB) também afirma que pode concorrer à reeleição, embora já tenha se colocado como pré-candidato ao governo e atualmente à presidência da República.
Democracia
Diante das manifestações de alguns caminhoneiros e segmentos da sociedade pedindo a volta da ditatudura militar, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná assinaram nota pública conjunta em defesa da democracia. “Eventuais divergências, normais numa democracia, não podem ter como pauta a desestabilização da ordem jurídico-constitucional, nem o enfraquecimento da soberania popular manifestada por meio do livre exercício do direito de voto”, diz a nota.
Previdência
A governadora Cida Borghetti nomeou na quarta-feira à nova diretoria da Paranaprevidência. O advogado Marlus de Oliveira assume a presidência do órgão, que é vinculado à Secretaria de Estado da Administração e Previdência.“O país passa por um momento de dificuldades, incluindo a área previdenciária, mas tenho certeza que com a equipe que estamos formando será possível tornar a Paranáprevidência um modelo de gestão”, disse Oliveira. Também foram nomeados como diretor financeiro, Dorival Dias; diretor previdenciário, Edsen Wasen; diretor jurídico, Maurro Borges; e diretor administrativo, José Roberto.
Roda Viva
O Roda Viva da próxima segunda-feira terá em seu centro o pré-candidato à Presidência da República pelo partido Podemos, Alvaro Dias. Em pauta, seus planos para o Brasil caso vença as eleições de 2018. Com apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso, a atração vai ao ar ao vivo, às 22h15, na TV Cultura, no site da emissora, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.
Falência
A presidente nacional do PT, senadora paranaense Gleisi Hoffmann (PT) disse que a greve dos caminhoneiros colocou à mostra a falência da política econômica desse governo que chegou ao poder através de um golpe de estado. Para a senadora, as manifestações contra o aumento abusivo dos combustíveis e os movimentos de greve têm justas e legítimas reivindicações, pois defendem os interesses do povo brasileiro. “Eu fico muito indignada ao ver o esforço do governo com a grande mídia, à frente a Rede Globo, e alguns setores do establishment da sociedade tentarem desqualificar, criminalizar um movimento paredista dos motoristas. Mesmo assim, 80% das pessoas apoiam essas greves”, destacou.