Nova política

Redação Bem Paraná

O governador eleito, Ratinho Junior (PSD), participou de um conversa com o apresentador Luciano Huck na manhã de ontem no Rio de Janeiro. Luciano, que chegou a ser cotado para ser candidato a presidente da República, lidera um movimento da nova política. Na pauta da conversa, a preocupação de realizar na prática a melhor maneira de o Estado servir ao cidadão.

Sintonia
“Foi um conversa prazerosa e com muita sintonia. Discutimos como renovar a política a partir do engajamento dos cidadãos comuns”, afirmou Ratinho Jr. Segundo ele, a sintonia com Huck também inclui preocupações com o Paraná. Afinal, o apresentador se tornou sócio do empresário paranaense, de Prudentópolis, Júnior Durski, do Madero, rede de restaurantes que deve encerra o ano com 140 filiais em todo o Brasil.

Municípios
A governadora Cida Borghetti (PP) participa hoje, em Foz do Iguaçu, da abertura do Encontro Paranaense de Gestores Municipais – organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) em parceria com o governo do Estado. O evento reúne prefeitos, secretários municipais e representantes do governo estadual para troca de experiências e debate sobre temas da agenda municipalista. 

Carnaval
O Ministério Público expediu recomendação administrativa ao prefeito de Tibagi (região Central), Rildo Emanoel Leonardi (PMDB) para que não sejam utilizados recursos exclusivamente públicos para as festividades de Carnaval do próximo ano. Segundo levantamento da promotoria, foram averiguadas irregularidades no emprego dos recursos para os carnavais dos anos de 2017 e 2018. Entre elas, o custeio das diárias de viagem de uma pessoa encarregada da compra de materiais para a confecção de fantasias e o fechamento de contratos com empresas de montagem de palco, confecção de fantasias e bandas responsáveis pelos shows em procedimento de dispensa de licitação.

Corte
A recomendação tem embasamento no fato de que a ausência de licitação pode ter causado um gasto maior dos recursos públicos empregados na realização dos eventos de Carnaval. Além disso, Tibagi apresentou uma queda na arrecadação para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) — estima-se que a diminuição chegue a R$ 4,5 milhões. A redução dos recursos foi uma das justificativas da prefeitura para o corte do repasse de verba para o transporte escolar de estudantes universitários. Na recomendação, o MP propõe a transferência dos eventos à iniciativa privada. 

Bloqueio
O direcionamento de uma licitação para a compra de um veículo de luxo pela prefeitura de Quarto Centenário (Centro-Ocidental) paranaense, levou à decretação da indisponibilidade de bens de seis pessoas, incluindo o prefeito da cidade, Reinaldo Krachinski (PSDB). A liminar judicial, concedida pelo Tribunal de Justiça do Paraná, atende recurso em ação civil pública por ato de improbidade administrativa do MP.

SUV
No processo, o Ministério Público aponta que em março de 2017, a prefeitura abriu licitação para a compra de um veículo. Segundo o MP, a concorrência apresentou diversas irregularidades como o direcionamento para a compra de um veículo de modelo e marca específicos, a partir de exigências como tipo de câmbio, tamanho do porta-malas e material das rodas. Também foi caracterizada a impossibilidade de concorrência, pois apenas algumas empresas vendiam o carro indicado. Com isso, foi comprado um determinado modelo tipo SUV, de luxo, que custou R$ 139.300,00.