Os deputados estaduais suspenderam as sessões da Assembleia Legislativa durante esta semana, última antes do primeiro turno da eleição municipal. Além de vários parlamentares disputarem prefeituras, os demais também estão envolvidos na campanha de seus aliados em seus redutos eleitorais. Os deputados só retomam as votações na próxima segunda-feira.
Processo
A candidata do Avante à prefeitura de Curitiba, Marisa Lobo, divulgou hoje nota afirmando que vai entrar com dois processos judiciais contra o candidato do PCO, Diogo Furtado, que segundo ela, teria lhe chamado de “nazista” em um debate na rádio Jovem Pan. Ela afirma que vai entrar com duas ações civil e criminal na Justiça contra Furtado.
Foco
Na última semana de campanha antes do primeiro turno da eleição municipal, o foco da comunicação da candidata do PL à prefeitura de Curitiba, deputada federal Christiane Yared, é destacar a importância do segundo turno na disputa. “Acreditamos que é muito importante ter um segundo turno, para clarear melhor as propostas em disputa”, defende ela.
Receptividade
Na manhã de ontem, a candidata caminhou pela rua Augusto Stresser, no Juvevê/Hugo Lange, conversando e pedindo votos de comerciantes e consumidores, acompanhada da candidata a vice-prefeita, Jilcy Rink. “A receptividade às nossas candidaturas é evidente nas caminhadas que fazemos na reta final dessa campanha. Acreditamos que estaremos no segundo turno”, avalia.
Repúdio
O candidato do PT à prefeitura de Curitiba, Paulo Opuszka, divulgou nota de repúdio contra supostos ataques a candidatas a vereadora do partido nas redes sociais. Segundo ele, uma das mais recentes investidas pode ser vista na internet contra as candidatas Giorgia Prates, da Mandata Coletiva das Pretas, e Jane da Vigília. “’É um absurdo que as pessoas achem que a internet é terra de ninguém. Que utilizem o espaço para insultar e mostrar todo preconceito que rege suas vidas”, disse o candidato.
Preconceito
Opuszka destaca que movimentos conservadores se valem de toda forma de preconceito para diminuir os candidatos de esquerda. “A ideologia partidária de uma pessoa é livre, mas racismo, homofobia e outras formas de preconceito são crimes e devem ser punidos como tais”, defendeu.
Bairros
O candidato João Arruda (MDB) afirmou na sabatina da OAB que todas as obras de requalificação urbana nos bairros de Curitiba têm previsão orçamentária e podem começar já em 2021. João Arruda esclareceu que reuniu especialistas de diversas áreas, entre eles o arquiteto e urbanista Luiz Forte Netto, para propor projetos e ações dentro do orçamento da prefeitura.
Linha Verde
A proposta central, adiantou Arruda, é executar um projeto de reurbanização em três eixos: conclusão da Linha Verde, execução do terceiro anel para viabilizar a integração com a RMC (região metropolitana de Curitiba) e a implantação dos centros comunitários. “Vamos criar uma nova cultura para a nossa cidade, que as pessoas vivam melhor em suas regiões. É preciso fortalecer os nossos bairros”, disse.