O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB) se irritou com reportagem de uma emissora de TV, que informou que mais da metade dos projetos aprovados pela Câmara Municipal de Curitiba em 2018 são referentes à nomenclatura de locais públicos e declarações de utilidade pública para instituições. Segundo dados da Casa e divulgados na reportagem, entre a primeira sessão, realizada em 5 de fevereiro e o dia 3 de maio, 57 projetos passaram em primeira e segunda discussão, sendo 30 deles para estas finalidades.  “Talvez uma parcela da população não perceba isso, mas a performance do vereador não pode ser medida só pelas sessões plenárias, três vezes por semana”, disse o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), que utilizou a tribuna no fim da sessão plenária para um balanço da atual gestão à frente do Legislativo.  “No início da gestão, estabelecemos dois objetivos: a revisão do Regimento Interno e a reorganização da administração do Legislativo, pautando os atos pela transparência e economicidade. Isso foi feito”, declarou o presidente. “Os vereadores compreenderam as mudanças [na gestão da Casa] e devolvemos R$ 43 milhões [aos cofres públicos do Município]”, disse Serginho do Posto.

Deltan alerta sobre decisão do Foro
A possibilidade de que a restrição do foro parlamentar não atinja mandatos anteriores de parlamentares que foram reeleitos é uma possibilidade que pode esvaziar o mérito da decisão e que preocupa os integrantes da Lava Jato, afirmo, ontem, o procurador Deltan Dallagnol. Para ele, é importante que o plenário do Supremo analise essa questão o mais breve possível. “Muitas pessoas comemoraram a restrição do foro, mas o Supremo não definiu o que entendia por mandato, se era o atual ou também os anteriores”, disse o procurador. “Se ficar decidido que casos anteriores a 2015, quando houve reeleição, não vão para a primeira instância, essa decisão é algo como dar com uma mão e tirar com a outra. Os casos da Lava Jato que estão hoje no STF foram cometidos por senadores e deputados durante mandatos anteriores ao atual.”

Reunião com bancada federal
A governadora Cida Borghetti se reuniu ontem em Brasília, com a bancada do Paraná na Câmara dos Deputados para reforçar a disposição em realizar um trabalho conjunto com os parlamentares para viabilizar ações em favor do Paraná. Foi o primeiro encontro com a bancada depois que assumiu o Governo do Estado, em abril. Participaram 22 dos 30 deputados federais paranaenses. Cida enfatizou que quer unir cada vez mais a bancada paranaense, independente da cor partidária ou ideológica. 

Ministro em Curitiba
Quem aterrissa hoje em Curitiba é o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Junto com a a governadora Cida Borghetti, ele anunciará recursos para Curitiba, Pinhais, Colombo, São José dos Pinhais e Piraquara. O evento será no Palácio Iguaçu, com início às 13h30.

Operação Prato Feito passa por aqui
A Polícia Federal deflagrou ontem, em parceria com a Controladoria Geral da União, a Operação Prato Feito, para desarticular cinco grupos criminosos suspeitos de desviar recursos da União destinados à educação em municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal. Foram cumpridos 154 mandados de busca e apreensão, além de afastamentos preventivos de agentes públicos Dois mandados de busca e apreensão foram feitos em Curitiba.