Previdência

Ivan Santos com colaboração dos editores do Bem Paraná politica@bemparana.com.br

Henry Milleo

Policiais civis, integrantes da Polícia Científica e agentes penitenciários promoveram ontem um protesto contra a proposta do governo de reforma da previdência estadual, em frente ao Palácio Iguaçu. Portanto cartazes afirmando que quem apoia a reforma é contra a segurança pública, os manifestantes pediram a retirada da proposta da pauta da Assembleia Legislativa. No início da tarde, o grupo também acompanhou sessão da Comissão de Finanças da Casa, que avaliou dois projetos que integram a reforma, e prevêem o aumento de 11% para 14% da alíquota de contribuição dos servidores ao Paraná Previdência.

Pressa
Com mais de 50 projetos em pauta para serem votados em menos de um mês, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), avisou ontem os colegas de que não vai mais aceitar o agendamento de convidados dos parlamentares para falar no horário do “grande expediente” das sessões do plenário este ano. Ele ainda pediu aos deputados que as palestras já agendadas fossem canceladas. “Temos muita coisa para ser votada”, argumentou o tucano.

Urgência
Traiano também avisou o líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), que a partir de hoje não aceitará novas mensagens do Palácio Iguaçu com pedido de votação em regime de urgência. Ele lembrou que pelo regimento interno da Assembleia, o governo não pode mais pedir urgência para projetos apresentados há 20 dias do início do recesso parlamentar de final de ano. Pelo regimento, os deputados poderiam estender as sessões até o próximo dia 23, mas segundo o presidente da Casa, os trabalhos serão encerrados no dia 17.

Falecimento
Morreu ontem em Curitiba, o jornalista, radialista e ex-deputado federal constituinte Airton Cordeiro. Ele estava hospitalizado há mais de um mês depois de sofrer um AVC e uma parada cardíaca. Cordeiro tinha 77 anos e deixa três filhos – Andrea, Adriana e Airton Filho) e netos. A família ainda não divulgou local e horário do velório.

Memória
Cordeiro iniciou a carreira como radialista em 1959, atuando em transmissões esportivas. Trabalhou ainda em emissoras de TV e jornais, e na década de 1970 foi editor do caderno de esportes do jornal Gazeta do Povo. Também foi editor do vespertino Diário do Paraná e comentarista político na TV Iguaçu. Na política, Cordeiro foi eleito vereador de Curitiba pela Arena, em 1976. Em 1978, foi eleito deputado estadual, exercendo dois mandatos. Em 1986, foi eleito deputado constituinte.

Nomeação
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) nomeou o advogado Thiago Paiva dos Santos para integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, na vaga de juiz titular, na cadeira destinada aos juristas provenientes da advocacia. Paiva foi o advogado mais votado na lista tríplice formada em agosto pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Com 34 anos, ele é o advogado mais jovem a ser indicado ao cargo de juiz titular no Estado.

Mulheres
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou ontem projeto da vereadora Maria Leticia (PV) que obriga bares, cafés, restaurantes, entre outros estabelecimentos do gênero, a adotarem medidas para auxiliar mulheres que estejam nestes locais e se sintam em risco. Duas emendas que tornavam as medidas mais abrangentes e receberam várias sugestões de alteração por parte dos vereadores foram retiradas.