Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal e presidente do MDB do Paraná, João Arruda, defendeu ontem, durante convenção nacional do partido em Brasília a aliança da legenda com o PDT e o PSB nas eleições municipais de 2020 e nas eleições de 2022. “O MDB precisa ser protagonista. Eu ouvi falar em aliança, que o MDB vai apoiar esse ou aquele partido, não! É o MDB que tem que ser apoiado por outros partidos”, alegou.

Campo
Arruda admite que o partido precisa definir o campo de alianças para as duas próximas eleições. “É preciso definir o nosso campo (de alianças), dialogar com outros partidos, mas não podemos ficar isolados. Eu defendo a tese, sem olhar para trás com rancor ou ressentimento, que podemos estar alinhados em um projeto político junto com o PDT e PSB”, afirmou. O dirigente disse que essa mesma defesa ele faz tanto na questão nacional, quando no Paraná “longe do palanque do ódio, planejar um futuro, ter humildade para reconhecer os erros e, sobretudo, sabedoria”, afirmou. Sobrinho do ex-senador Roberto Requião, Arruda vem travando uma disputa pelo controle do MDB em Curitiba com o grupo requianista, incluindo o deputado estadual Requião Filho, visando as eleições na Capital no ano que vem.

Memória
O ex-prefeito de Turvo (Centro-Sul), Marcos Seguro (PSD), foi denunciado pelo Ministério Público por ter participado do desvio e se apropriado de diversos equipamentos de informática da prefeitura, sendo peças responsáveis pelo sistema de armazenamento de dados do município, como pentes de memória e HDs. Além do então prefeito, foram denunciados o ex-secretário municipal de Administração na época e um técnico de informática que prestava serviço para a prefeitura.

Sabotagem
Na denúncia, o MP relata que o ex-prefeito havia sido afastado do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ele teria retirado os equipamentos de alguns computadores da prefeitura, apropriando-se deles, de modo a obter vantagem indevida para si e também para prejudicar seu sucessor, que assumiu a prefeitura em dezembro de 2013.

Pneus
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) suspendeu licitação da prefeitura de Barracão (Sudoeste), com valor máximo previsto é de R$ 145.731,20, para a aquisição de pneus e câmaras de ar, bem como a contratação dos serviços de montagem e balanceamento, destinados ao atendimento dos veículos da frota do município. Em representação, a empresa GL Comercial apontou que foram reunidos, no mesmo lote do pregão, itens de modelos muito variados entre si, além de terem sido aglutinadas, dentro do objeto a ser licitado, tanto a aquisição de produtos quando a prestação de serviços. O relator do processo, auditor Sérgio Valadares Fonseca, acatou o pedido, ao considerar que a prefeitura não demonstrou que a aglutinação dos itens no mesmo lote gera benefícios econômicos à administração municipal, nem que sua segregação resultaria em perda evitável de recursos públicos.

Caixa
O governo Ratinho Júnior anunciou mudanças na Secretaria de Estado da Fazenda. O novo diretor-geral da Pasta será o servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado, João Luiz Giona Junior, que vinha respondendo pela Superintendência de Desempenho Governamental da Casa Civil. A Coordenação da Receita do Estado ficará sob responsabilidade do auditor fiscal Roberto Zaninelli Covelo Tizon, atual corregedor da instituição. O objetivo, segundo o Executivo, é ampliar a eficiência da estrutura e modernizar as ações da Pasta.