
O presidente Michel Temer desembarca hoje em Curitiba para uma palestra na Associação Comercial do Paraná. Temer falará às 10h30, no auditório da entidade, sobre a realidade econômica do Brasil. Após a palestra, Temer receberá o título Cidadania ACP, honraria máxima da associação. Segundo o presidente da entidade, Gláucio Geara, é um “reconhecimento ao esforço para aprovar as reformas levadas a efeito durante seu governo”.
Luto
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-vereador Luiz Gil de Leão Filho. Um dos parlamentares mais ativos da história da Câmara Municipal, o empresário e ex-presidente do Clube dos Colecionadores de Automóveis de Curitiba faleceu no domingo, aos 83 anos. Vereador no período de 1977 a 1988 (8ª e 9ª legislaturas) ocupou a Comissão Executiva da Câmara Municipal, tendo sido segundo e primeiro vice-presidente da Casa. Em seu último mandato foi contemporâneo do prefeito Rafael Greca no parlamento.
Saneamento
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou ontem crédito adicional que destina R$ 37,6 milhões para o Fundo Municipal de Saneamento Básico (FMSB). Hoje o projeto será votado pelo plenário em segundo turno. A operação financeira foi protocolada pela Prefeitura de Curitiba e é correspondente à primeira de três parcelas que serão repassadas à cidade pela Sanepar.
Convênio
Esses repasses são consequência da renovação por mais 30 anos do convênio entre a prefeitura e a Sanepar, que permanecerá responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário de Curitiba. Pelo novo contrato, a Sanepar repassará valores superiores a R$ 90 milhões ao Executivo. O fundo foi criado para receber esses recursos e reinvesti-los na área.
Convite
O candidato à presidência Fernando Haddad (PT) confirmou ontem em entrevista à Rádio Bandeirantes, que sugeriu ao paranaense Mario Sergio Cortella que ocupasse o Ministério da Educação num eventual governo petista. Haddad disse que ele é uma pessoa próxima e que antes de ser cogitado como candidato, falou a ele que se tivesse alguma influência, sugeriria o nome dele para a Educação. O petista disse ainda que trocou telefonemas com o filósofo e escritor recentemente, por ser seu amigo.
Programa
Cortella reagiu negando que o presidenciável tenha lhe convidado para o ministério. Segundo ele, em uma conversa por telefone, o presidenciável disse que seria bom que conversassem sobre o assunto após as eleições. “Em outras conversas entre mim e ele, muito antes até de ser candidato, por várias vezes me honrou com a lembrança de meu nome a ser considerado para o Ministério da Educação”, disse. Para Cortella, porém, “a amizade e o respeito recíproco são bons pontos de partida para refletir sobre qualquer convite, mas não conduzem por si mesmos ao ponto de chegada, que depende de outros fatores também relevantes”. Entre os fatores, ele cita circunstâncias pessoais, conjunto dos projetos, prioridade de gestão para além de programa de campanha, autonomia diretiva e grupo ministerial.
Facebook
O ministro Sergio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou ontem que o Facebook retire da página pessoal de 38 usuários um vídeo que contém informações falsas sobre Manuela D’Ávila (PCdoB), candidata à Vice-Presidência na chapa do petista Fernando Haddad. Com a decisão, a empresa terá 24 horas, após ser notificada, para remover o conteúdo.