A exemplo do governo do Estado e da prefeitura de Curitiba, a Assembleia Legislativa também vai alterar seu horário de expediente nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia. O presidente da Casa, deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), anunciou ontem que vai nos dias em que o jogo for pela manhã, o expediente começará às 14 horas. Já quando o Brasil jogar no período da tarde, será encerrado às 13 horas.

Campanha
Passada a Copa, a Assembleia também deve voltar a adotar mudanças no seu horário de funcionamento, com o início da campanha eleitoral. Como em outros anos eleitorais, os deputados devem passar a antecipar as sessões das quartas-feiras para o período da manhã. 

Roteiro
O ex-senador Osmar Dias (PDT), pré-candidato ao governo, retoma sua agenda de viagens pelo Interior do Paraná após uma série de encontros em Curitiba. Hoje, o pedetista vai para Maringá, Noroeste, onde se encontra com o prefeito da cidade, Ulisses Maia. Depois, viaja por outras seis cidades – Mandaguaçu, Nova Esperança, Paranacity, Colorado, Centenário do Sul e Porecatu – no fim de semana. É o início de uma agenda cada vez mais acelerada da pré-campanha. 

Eleitorado
Com a proximidade das eleições, estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o eleitoral de 2018 indica contabiliza 146,1 milhões de pessoas aptas a votar nas 5.568 cidades brasileiras. Ao analisar as estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a entidade também traz à tona uma antiga questão: o número de cidades que possuem mais eleitores que habitantes. Também mostra as regiões com mais de eleitores no País.

Distorção
Entre os 231 municípios com mais eleitores que habitantes, 75 são de Minas Gerais, Estado com mais cidades nessa situação; seguida de São Paulo e Santa Catarina com 29 e 20 Municípios, respectivamente. No entanto, a maior disparidade ocorre em Canaã dos Carajás (PA), que tem 3.857 eleitores a mais que habitantes. O segundo é Cumaru (PE), com diferença de 3.396. No Rio Grande do Norte, o Município de Severiano Melo possui 3.150 e registra 6.149 eleitores.

Direito
A governadora Cida Borghetti participou ontem, em Curitiba, da abertura do VI Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral. O evento, que termina amanhã, reúne nomes importantes do Direito, a exemplo dos ministros Luiz Fux, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Teremos um pleito rápido neste ano e precisamos entender de que maneira se posicionar para não infringir a lei”, disse a governadora.

Veto
O deputado estadual Ratinho Junior (PSD), pré-candidato ao governo, criticou o veto da governadora Cida Borghetti a um projeto que concederia isenção de impostos a geração microgeradores e minigeradores no estado. O pré-candidato aproveito o tema para firmar posição contrária à Cida. 

Energia
Na sessão de ontem, os deputados mantiveram o veto do Executivo, ao projeto de lei, do deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, que instituiria benefícios relativos ao ICMS para incentivar a geração de energia elétrica. De acordo com o governo, para que as isenções de ICMS sejam dotadas de eficácia jurídica, é necessária sua aprovação por meio da celebração de convênios ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal, como condição prévia para sua implementação na legislação local.