O candidato a vice-governador, na chapa liderada pela governadora Cida Borghetti (PP), Coronel Malucelli (PMN) destacou, em encontro com militares e amigos de Londrina que reuniu cerca de 600 pessoas na Associação dos Bombeiros de Londrina (Abolon), as propostas para a segurança pública. Segundo ele, a segurança nas áreas rurais do Estado será reforçada com a criação do Conselho de Segurança no Campo. O Conselho será formado por representantes dos produtores rurais e das forças de segurança locais. 

Canal
O órgão deverá se reunir periodicamente para que os moradores apresentem as demandas do campo para a área. “O Conselho vai ser o canal direto do agricultor com as polícias do Paraná. A segurança pública é uma prioridade para a governadora Cida Borghetti”, detalhou. Já a segurança nas estradas será ampliada com a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos das rodovias paranaenses para coibir crimes, auxiliar na identificação de cargas e carros roubados e, ainda,  na elucidação de crimes nas rodovias.

Silêncio
O ex-secretário do governo do Estado, José Richa Filho, o Pepe Richa, ficou em silêncio na Polícia Federal. O irmão do ex-governador Beto Richa (PSDB), candidato ao Senado, está preso desde 26 de setembro, alvo da Operação Lava Jato 55, denominada Operação Piloto. “Por orientação de sua defesa, reserva-se ao direito de permanecer em silêncio; que o declarante não sabe porque foi preso; que no mandado de prisão não consta a capitulação sobre motivo de sua prisão”, informa o registro do depoimento, realizado pelo delegado Ivan Ziolkowski, no mesmo dia da prisão de Pepe.

Sigilo
“O mandado de prisão não foi acompanhado da decisão que motivou sua prisão; que nunca foi chamado a depor na Polícia Federal, exceto pelo motivo da Operação Piloto; que sua defesa não teve acesso aos autos, que tramitam sob sigilo, apesar de ter requerido em juízo”, alegou a defesa.  

Fake news
Ratinho Júnior (PSD) passou o final de semana em eventos de campanha em Curitiba e região Metropolitana. “Temos o apoio da população porque apresentamos propostas, ao contrário dos adversários que fazem a campanha da ofensa, da mentira, do fake news. Enquanto eles nos atacam, nós seguimos com uma campanha série, pensando nos interesses da população paranaense”, comentou ele sobre a última semana da disputa no primeiro turno.

Abuso
A Promotoria de Justiça de Salto do Lontra (região Sudoeste) expediu recomendação administrativa dirigida aos prefeitos, presidentes das câmaras de vereadores, diretores de escolas públicas e dirigentes de órgãos públicos, bem como dirigentes partidários e coordenadores de campanha dos municípios da comarca (Salto do Lontra, Nova Esperança do Sudoeste e Nova Prata do Iguaçu. 

Denúncia
O documento foi emitido após a promotori receber denúncia sobre infrações eleitorais que estariam sendo praticadas no município de Nova Prata do Iguaçu. Segundo informações recebidas pelo Ministério Público, servidores públicos locais e veículos oficiais estariam sendo utilizados para a divulgação de atos de campanha de candidato local ao cargo de deputado.